Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Santa Josefina

Próximo 8 de Fevereiro de 2019 (Sexta-feira)

O Dia de Santa Josefina comemora-se a 8 de fevereiro.

Santa Josefina Bakhita, ou a “Mãe Moreninha” foi a primeira santa africana. Nascida em 1869 no Sudão, a santa recebeu o nome de “Bakhita”, a “afortunada”, pelos seus raptores que a venderam como escrava ainda em criança. Durante a escravidão sofreu tantas humilhações que se esqueceu do próprio nome.

Depois de ser vendida a um cônsul italiano, Josefina foi para Itália, onde se tornou ama de uma criança e começou a trabalhar como mulher livre. Quando os seus patrões viajaram para África, Josefina ficou na congregação de Santa Madalena de Canossa, em Veneza, onde conheceu Jesus e se batizou em 1890. Foi nesta altura, aos 21 anos, que recebeu o nome de Josefina em homenagem a São José.

Quando os seus patrões regressaram, Bakhita pediu para ficar na congregação, para servir a Deus e se tornar numa freira canossiana.

Em 1896 fez os seus votos, começando a servir Jesus, a quem chamava de “o meu patrão”. Por cinquenta anos exerceu diversos cargos e ajudou os pobres e desamparados, sempre com amor, bondade, humildade e com um sorriso no rosto que conquistava toda a gente.

Acabou for falecer no convento de Schio a 8 de fevereiro de 1947. Desde então muitos milagres e graças se terão alcançado por intercessão de Santa Bakhita, que foi beatificada em 1992 e canonizada em 2000 pelo Papa João Paulo II.

Dia de Santa Josefina
Dia de Santa Josefina

Dia de Santa Josefina nos próximos anos

08 de Fevereiro de 2020 (Sábado)

08 de Fevereiro de 2021 (Segunda)

08 de Fevereiro de 2022 (Terça)