Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Santa Juliana

Próximo 16 de Fevereiro de 2019 (Sábado)

O Dia de Santa Juliana de Nicomedia é comemorado a 16 de fevereiro, no dia de falecimento da santa.

Esta é a data de comemoração na Igreja Católica Romana. Na Igreja Ortodoxa a santa é comemorada a 21 de fevereiro.

Juliana fazia parte de uma família rica e ilustre de Nicomedia, sendo a única cristã da família, tendo sido batizada em segredo, dada a hostilidade do pai em relação aos cristãos.

Aos 9 anos foi prometida em casamento ao governador da cidade, um pagão de nome Evilásio. O casamento realizar-se-ia aos 18 anos, mas chegada a essa idade, Juliana recusou-se a casar, aceitando apenas o casamento na condição de Evilásio se batizar e se tornar cristão.

Irritado, Evilásio denunciou Juliana às autoridades por ser cristã. Ela foi então presa e levada a tribunal perante o próprio noivo. Evilásio foi o seu juiz e executador. Como ela se recusou novamente a casar e a negar a sua fé, ele ordenou que a torturassem violentamente. Juliana manteve-se irredutível. Finalmente foi decapitada, tornando-se numa mártir cristã, no ano de 305.

O seu martírio terá levado a muitas conversões. A santa foi muito popular na Idade Média, sendo invocada pelo povo na doença. Foi especialmente adorada na Holanda, na Itália e em Espanha. As suas relíquias foram transladadas para Nápoles e posteriormente para Espanha.

Dia de Santa Juliana
Dia de Santa Juliana

Dia de Santa Juliana nos próximos anos

16 de Fevereiro de 2020 (Domingo)

16 de Fevereiro de 2021 (Terça)

16 de Fevereiro de 2022 (Quarta)