O Dia de Santa Juliana de Nicomedia é comemorado a 16 de fevereiro, no dia de falecimento da santa.
Esta é a data de comemoração na Igreja Católica Romana. Na Igreja Ortodoxa a santa é comemorada a 21 de fevereiro.
Juliana fazia parte de uma família rica e ilustre de Nicomedia, sendo a única cristã da família, tendo sido batizada em segredo, dada a hostilidade do pai em relação aos cristãos.
Aos 9 anos foi prometida em casamento ao governador da cidade, um pagão de nome Evilásio. O casamento realizar-se-ia aos 18 anos, mas chegada a essa idade, Juliana recusou-se a casar, aceitando apenas o casamento na condição de Evilásio se batizar e se tornar cristão.
Irritado, Evilásio denunciou Juliana às autoridades por ser cristã. Ela foi então presa e levada a tribunal perante o próprio noivo. Evilásio foi o seu juiz e executador. Como ela se recusou novamente a casar e a negar a sua fé, ele ordenou que a torturassem violentamente. Juliana manteve-se irredutível. Finalmente foi decapitada, tornando-se numa mártir cristã, no ano de 305.
O seu martírio terá levado a muitas conversões. A santa foi muito popular na Idade Média, sendo invocada pelo povo na doença. Foi especialmente adorada na Holanda, na Itália e em Espanha. As suas relíquias foram transladadas para Nápoles e posteriormente para Espanha.