Calendário 2018 Feriados 2018

Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas

Próximo 17 de Fevereiro de 2019 (Domingo)

O Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas é comemorado a 17 de fevereiro.

A Ordem dos Servos de Maria, cujos membros são conhecidos como servitas, foi fundada em 1245. É uma ordem religiosa de frades dedicados a Nossa Senhora das Dores.

Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas são comemorados em conjunto no mesmo dia: Alessio Falconieri, Amadeo degli Amidei, Manetto dell'Antella, Buonfiglio Monaldi, Gherardino Sostegni, Giovanni Buonagiunta e Ricovero dei Ugoccioni. Festejam-se no dia 17 de fevereiro em memória de Alessio Falconieri, o mais ancião dos sete, falecido neste dia.

No dia 15 de agosto do ano 1233 os sete jovens que costumavam fazer versos e cânticos diante de uma imagem de Nossa Senhora foram surpreendidos com a aparição da Santa, desgostosa com a guerra civil em Florença, que se arrastava quase há duas décadas.

A partir daí os sete jovens, que eram nobres e ricos, abandonaram tudo o que tinham, incluindo as famílias e retiraram-se para o Monte Senário. Os sete dedicarem-se totalmente à penitência, à oração e à caridade. Entre a fraternidade do grupo nasceu o sonho de formar uma comunidade religiosa, sonho esse que se veio a concretizar 12 anos mais tarde.

Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas
Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas

Dia dos Sete Fundadores da Ordem dos Servitas nos próximos anos

17 de Fevereiro de 2020 (Segunda)

17 de Fevereiro de 2021 (Quarta)

17 de Fevereiro de 2022 (Quinta)