O Dia de Santa Lídia celebra-se a 3 de agosto.
Segundo São Lucas, que conviveu com a santa, Lídia era comerciante de púrpura, um material muito caro, reservado para os reis e para a elite da sociedade.
Ela teria nascido em Tiatira, Grécia, e se estabelecido em Filipos, uma colónia romana, também situada na Grécia. Lídia era uma mulher rica, influente, empreendedora e chefe de família, um feito raro para aquela época.
Foi entre os anos 50 e 53, quando os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas foram a Filipos como missionários pregar, que Santa Lídia tomou contacto com a mensagem de Jesus Cristo.
Depois de ouvir São Paulo falar sobre Jesus Cristo em Filipos, Lídia quis ser batizada e convenceu a sua família a fazer o mesmo. Assim, Lídia foi uma das primeiras mulheres a se fazer cristã na Europa. Ela já tinha trocado as crenças politeístas gregas pelo monoteísmo do judaísmo, mas ao ouvir as palavras de São Paulo, o seu coração abriu-se, para abraçar a mensagem de Cristo.
Lídia convenceu os apóstolos a se reunirem em casa dela, em vez de continuarem a sua viagem. São Paulo foi perseguido e preso, juntamente com os seus amigos em Filipos. Um terramoto os terá salvado milagrosamente. Eles voltaram à casa de Lídia para confortar os irmãos cristãos. A casa de Lídia, que abrigava a primeira comunidade cristã da Europa, tornou-se deste modo a primeira igreja católica conhecida na Europa.
Santa Lídia tornou-se ela própria evangelizadora, anunciando a fé cristã não só à sua família, como também a muitas mulheres da época e a pessoas com as quais negociava.
Pela sua profissão foi escolhida como padroeira dos tintureiros e dos comerciantes.
Oração a Santa Lídia
Amada Santa Lídia, vós que fostes convertida ao cristianismo por um dos apóstolos de Jesus, abrigando-os em vossa casa e assim fizestes com que toda vossa família conhecesse a conversão, olhai por todos aqueles que não sabem aproveitar seus talentos para o bem das pessoas e dai-lhes a graça da conversão. Por Cristo nosso Senhor. Amém.