Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Regina

Próximo 7 de Setembro de 2019 (Sábado)

O Dia de Santa Regina celebra-se a 7 de setembro.

Santa Regina foi uma mártir cristã que viveu no século III na França.

Santa Regina foi criada por uma amã cristã de confiança de sua mãe, que morreu ao dar à luz a santa. Crescendo nos caminhos da fé cristã, Regina foi batizada aos 16 anos, fazendo votos de virgindade.

O pai de Regina, que era pagão, ao saber que a filha seguia o Cristianismo contra a sua vontade, colocou a filha fora de casa. Denunciada e chamada à presença do governador do império romano na Gália, Olíbrio, que se apaixonou pela beleza da jovem, Regina teve a coragem de negar os deuses pagãos e todas as promessas de amor do governador.

Presa e entregue às mãos de torturadores, a jovem sofreu muitos martírios. Diversos mistérios se verificaram junto de Regina: desde terramotos a vozes celestiais que se ouviam, ou a uma pomba branca que a tocou e a curou. A jovem acabaria por morrer decapitada, contribuindo para a conversão de muitos pagãos e entrando na história cristã como uma grande mártir, mulher e santa.

O seu culto espalhou-se pela França, Alemanha e Holanda. As suas relíquias foram transladadas por diversas igrejas. Construiu-se uma capela no local da sua sepultura, o que chamou muitos fiéis, e de seguida um mosteiro, com casas à volta. Aos poucos foi-se formando a vila de Sainte-Reine, em França, em honra da santa. Esta é representada com a palma dos mártires, com uma pomba branca, ou com outros elementos relativos ao seu martírio.

Dia de Santa Regina
Dia de Santa Regina

Dia de Santa Regina nos próximos anos

07 de Setembro de 2020 (Segunda)

07 de Setembro de 2021 (Terça)

07 de Setembro de 2022 (Quarta)