Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santo André Kim Taegon

Próximo 20 de Setembro de 2019 (Sexta-feira)

O Dia de Santo André Kim Taegon comemora-se a 20 de setembro.

Santo André, o primeiro sacerdote e missionário coreano, nasceu em Taegon, a 21 de agosto de 1821 e faleceu em Seul, a 16 de setembro de 1846.

André nasceu numa família nobre e cristã coreana, que mantinha uma igreja particular em sua casa para receber os cristãos e celebrar a missa sem perseguições das autoridades coreanas. Porém, o pai de André foi denunciado e morto, por não negar a fé em Cristo. André, com 15 anos, foi enviado para Macau por missionários franceses, para estudar teologia num centro de formação de padres e missionários. Em Macau, André frequentou fielmente a Igreja de Santo António.

Entre viagens e fugas a perseguições, André conseguiu ordenar-se sacerdote e obter frutos nos seus esforços de evangelização. Durante o seu trabalho missionário foi descoberto e preso pelas autoridades coreanas, às quais recusou negar a fé em Cristo. Este gesto de coragem custou a vida a Santo André que foi decapitado aos 25 anos de idade, em 1846, juntamente com mais 102 mártires. Ele foi assim o primeiro sacerdote mártir coreano.

Em 1984, em visita à Coreia, o papa João Paulo II canonizou santo André Kim Taegon e seus companheiros mártires, delimitando o dia 20 de setembro para a celebração litúrgica.

Santo André é venerado especialmente na Coreia e em Macau, na igreja de Santo António que ele frequentava. Ele é considerado o padroeiro do clero coreano.

Dia de Santo André Kim Taegon
Dia de Santo André Kim Taegon

Dia de Santo André Kim Taegon nos próximos anos

20 de Setembro de 2020 (Domingo)

20 de Setembro de 2021 (Segunda)

20 de Setembro de 2022 (Terça)