Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santo Anselmo

Próximo 21 de Abril de 2019 (Domingo)

O Dia de Santo Anselmo é celebrado a 21 de abril.

Biografia

Anselmo de Cantuária ou Anselmo de Aosta foi um monge beneditino, filósofo e Doutor da Igreja que nasceu a 1033 em Aosta, Borgonha, e faleceu a 21 de abril de 1109, em Cantuária, na Inglaterra.

Tendo perdido a mãe, e devido ao mau relacionamento com o seu pai, um conde que o queria instalar na nobreza contra o seu desejo, Anselmo fugiu de casa e acabou por chegar a um mosteiro da Normandia, onde se entregou aos estudos religiosos sob a tutela do monge Lanfranco. Em pouco tempo se formou como abade e professor e tomou o lugar do seu mestre e amigo que se tornou arcebispo da Cantuária, começando então uma intensa reforma monástica. Quando Lanfranco faleceu, Anselmo foi chamado para o seu lugar, tornando-se arcebispo de Cantuária, entre 1093 e 1109.

Santo Anselmo exerceu uma grande influência sobre a teologia ocidental, sendo designado de fundador do escolasticismo e de pai da ciência teológica no Ocidente, apresentando uma enorme obra escrita, acabando até por ser perseguido e exilado por dois reis de Inglaterra: Guilherme II e Henrique I.

Existência de Deus

Santo Anselmo propôs a prova da existência de Deus pela razão. Foi ele o criador do argumento ontológico para a existência de Deus e da visão da satisfação sobre a teoria da expiação. O santo defendia que a razão humana tinha capacidade para investigar os mistérios divinos, propondo que se temos a ideia de um ser perfeito, a perfeição absoluta tem de existir, assim como o ser perfeito, sendo que a essência da redenção se encontra na união do indivíduo com Cristo na Eucaristia.

Frases

“Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.”

“Se alguém não sabe, seja por que não ouviu ou por que não acredita, que há uma natureza, suprema sobre todas as coisas existentes, que sozinha é auto-suficiente em sua felicidade eterna, que através de sua bondade omnipotente concede e faz com que todas as coisas existam ou tenham algum tipo de bem-estar, e uma grande quantidade de outras coisas que devemos acreditar sobre Deus ou sua criação, penso que este devia pelo menos se convencer da maior parte destas coisas pela simples razão se for moderadamente inteligente”.

Dia de Santo Anselmo
Dia de Santo Anselmo

Dia de Santo Anselmo nos próximos anos

21 de Abril de 2020 (Terça)

21 de Abril de 2021 (Quarta)

21 de Abril de 2022 (Quinta)