Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Fabiano

Próximo 20 de Janeiro de 2019 (Domingo)

O Dia de São Fabiano celebra-se a 20 de janeiro, na data da sua morte.

Fabiano foi o vigésimo Papa da Igreja Católica, entre 10 de janeiro de 236 e 20 de janeiro de 250.

Segundo Eusébio de Cesareia, o “pai da história de Igreja”, Fabiano dirigiu-se a Roma com uns amigos quando uma assembleia de cristãos tentava decidir sobre a sucessão do Papa Antero, mas sem sucesso, tendo chegado a um empate entre os candidatos.

Quando uma pomba branca surgiu inesperadamente e pousou na cabeça do mero espetador Fabiano, a assembleia cristã interpretou o acontecimento como um sinal divino, semelhante ao momento em que o Espírito Santo desceu sobre Jesus Cristo em forma de pomba, elegendo então efusivamente Fabiano como o novo Papa, mesmo sem este possuir estatuto social.

Enquanto Papa, Fabiano dividiu Roma em sete distritos eclesiásticos, com cada um deles a ser supervisionado por um diácono, uma divisão que durou séculos. Designou sete subdiáconos para manter a "ata dos mártires” e realizou grandes trabalhos nas catacumbas dos mártires. Ele efetuou a primeira expedição de missionários às Gálias e depôs o bispo Privado, da África.

O seu pontificado também foi marcado pelos conflitos políticos e pela temível perseguição do imperador Décio. Foi ao enfrentar corajosamente a fúria deste imperador que Fabiano morreu, decapitado, tornando-se num mártir e santo da Igreja Católica.

Dia de São Fabiano
Dia de São Fabiano

Dia de São Fabiano nos próximos anos

20 de Janeiro de 2020 (Segunda)

20 de Janeiro de 2021 (Quarta)

20 de Janeiro de 2022 (Quinta)