Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São João Crisóstomo

Próximo 13 de Setembro de 2019 (Sexta-feira)

O Dia de São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla, comemora-se liturgicamente a 13 de setembro.

São João Crisóstomo nasceu por volta de 347 em Antioquia, Síria, e morreu em 407 em Comana Pôntica, Ponto.

Crisóstomo, que significa "da boca de ouro" em grego, é considerado o maior orador cristão da história. Conhecido pelas suas inspiradas homilias, pela sua ímpar oratória e pela acutilante denúncia dos abusos de poder na sua época, o santo foi proclamado Doutor da Igreja. Junto com Basílio, o Grande e Gregório Nazianzeno, João Crisóstomo forma os Três Grandes Hierarcas.

“Basta um só homem, para reformar todo um povo” é uma das frases famosas de São João Crisóstomo que manteve uma prolífica atividade literária e que combateu todos os abusos que conhecia no seio da Igreja e da sociedade.

As suas homilias eram amadas pelo povo pela explicação simples e prática das Sagradas Escrituras. As suas explicações e acusações eram tão vívidas que as multidões se convertiam e saíam revoltadas pela cidade mutilando estátuas do imperador. A construção de hospitais e a ajuda que prestou aos pobres e doentes tornaram-no ainda mais popular junto do povo.

Ao condenar e denunciar o luxo e a imoralidade do clero e da nobreza, São João teve problemas com a alta nobreza, em especial com a imperatriz Élia Eudóxia que ordenou o seu exílio por duas vezes. O primeiro exílio foi contestado pelo povo e interrompido por um terramoto que foi encarado pela imperatriz como insatisfação divina. O segundo revelou-se fatal para São João, que não sobreviveu aos sofrimentos da longa viagem.

São João Crisóstomo morreu a 14 de setembro de 407. As suas últimas palavras foram “Glória a Deus por todas as coisas”, em jeito de resumo da sua vida. Na Oriente o santo é celebrado a 14 de setembro e no Ocidente a 13 de setembro.

Crisóstomo é o padroeiro de Constantinopla, dos oradores, pregadores e da educação.

Dia de São João Crisóstomo
Dia de São João Crisóstomo

Dia de São João Crisóstomo nos próximos anos

13 de Setembro de 2020 (Domingo)

13 de Setembro de 2021 (Segunda)

13 de Setembro de 2022 (Terça)