Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia do Martírio de São João Batista

Próximo 29 de Agosto de 2019 (Quinta-feira)

O Dia do Martírio de São João Batista celebra-se a 29 de agosto.

Este dia comemora o martírio de São João Batista, que foi decapitado a mando do rei Herodes Antipas. Por tradição, é um dia de jejum.

São João Batista foi o santo que anunciou a vinda do Senhor e que o batizou. Nasceu no ano 2 a.C. e morreu no ano 27 d.C. É o único santo para o qual se celebra o nascimento (a 24 de junho) e a morte (a 29 de agosto).

Morte de São João Batista

Herodes Antipas mandou prender São João por este o ter criticado de se divorciar de sua esposa (Fasélia) e, ilegitimamente, tomar como amante Herodias, a esposa do seu irmão.

No aniversário de Herodes Antipas, a filha de Herodias (Salomé) protagonizou uma dança perante o rei que agradou bastante a Herodes. Este, embriagado, prometeu à rapariga o que ela quisesse. Esta, perguntou à sua mãe Herodias o que pedir, que lhe respondeu para pedir a cabeça de João Batista numa bandeja.

Herodes ficou chocado com o pedido, mas acabou por aceder, ciente que João poderia ser uma ameaça, dada a sua importância junto do povo. Os dez meses de prisão de João foram então interrompidos com a sua decapitação, a 29 de agosto de 27 d.C. A sua cabeça foi entregue numa bandeja de prata a Salomé e Herodias.

Herodes Antipas acabaria por ser derrotado pelo seu sogro, pai de Fasélia.

Dia do Martírio de São João Batista
Dia do Martírio de São João Batista

Dia do Martírio de São João Batista nos próximos anos

29 de Agosto de 2020 (Sábado)

29 de Agosto de 2021 (Domingo)

29 de Agosto de 2022 (Segunda)