Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Jorge

Próximo 23 de Abril de 2019 (Terça-feira)

O Dia de São Jorge celebra-se a 23 de abril.

Não existem muitos dados históricos sobre a vida deste popular santo da Igreja. Apesar da sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, aponta-se o ano de 275 para o seu nascimento e o ano de 303 para a sua morte (a 23 de abril).

As lendas descrevem que este cavaleiro da Capadócia (atual Turquia) salvou uma mulher de um dragão, o que levou ao batismo de milhares de pessoas. Defendendo a sua fé até à morte, foi torturado e decapitado por ordem do Imperador Diocleciano, que mandou prender todos os soldados romanos cristãos e prestar tributo aos deuses romanos.

São Jorge é celebrado em especial em locais como o Reino Unido, a Bulgária, a Geórgia, a Lituânia, o Canadá, na Catalunha, em Génova, e no Rio de Janeiro.

São Jorge é um orago menor de Portugal. D. Nuno Álvares Pereira considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota, encontrando-se a Capela de São Jorge em Leiria e o Castelo de São Jorge em Lisboa em seu nome. Julga-se que foram os cruzados ingleses que auxiliariam D. Afonso Henriques a conquistar Lisboa, em 1147, que trouxeram a devoção a São Jorge para Portugal.

Além de santo protetor e patrono de Inglaterra, São Jorge é o patrono mundial do escutismo, celebrando-se também o Dia Mundial do Escutismo a 23 de abril.

Dia de São Jorge
Dia de São Jorge

Dia de São Jorge nos próximos anos

23 de Abril de 2020 (Quinta)

23 de Abril de 2021 (Sexta)

23 de Abril de 2022 (Sábado)