Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santiago

Próximo 25 de Julho de 2019 (Quinta-feira)

O Dia de Santiago comemora-se a 25 de julho.

Santiago foi um dos doze apóstolos de Jesus, o primeiro a ser martirizado. Nasceu na Palestina em data incerta e faleceu em 44 d.C em Jerusalém, decapitado por ordem de Herodes Agripa I.

Foi-lhe atribuído o nome de Santiago Maior para distinção de outros discípulos de Jesus. Também é conhecido como Santiago de Compostela e Santiago o Grande. Internacionalmente é denominado de Saint James.

Santiago de Compostela

Na noite de 24 de julho começa a festa de Santiago em vários países do globo, com fogo de artifício em sua honra. Peregrinos de todo o mundo deslocam-se por esta altura a Santiago de Compostela para a festa de Santiago. Na Galiza é feriado a 25 de julho. Foi a 25 de julho que foi dada a supremacia das igrejas no oeste da Espanha a Santiago, que pregou em Espanha durante a ocupação dos mouros. O seu túmulo encontra-se no Catedral de Santiago de Compostela.

Santiago em Portugal

Santiago tentou evangelizar os povos pagãos da Península Ibérica, tendo passado em Portugal em localidades como Braga, Guimarães e Rates. Em Guimarães o apóstolo terá deixado uma imagem da Virgem Santa Maria num templo pagão, num largo que depois se chamaria de Praça de Santiago.

A região do Sado também está ligada a Santiago: a Ordem de Santiago criada em Setúbal ajudou a conquistar grande parte do Alentejo e do Algarve aos muçulmanos e é nesta cidade que decorre a Feira de Santiago. Na Covilhã também se realiza uma feira de Santiago e noutras localidades se celebra efusivamente o santo.

Santiago terá aparecido miraculosamente em batalhas do exército espanhol na reconquista cristã. Além do exército espanhol, Santiago foi protetor do exército português, ficando conhecido como Santiago Mata-Mouros. Por influência inglesa, Santiago foi depois substituído por São Jorge, por altura da crise de 1383-1385.

Padroeiro

Por toda a sua influência, Santiago é padroeiro de várias profissões: dos cavaleiros, dos veterinários, dos peregrinos, dos camionistas, dos farmacêuticos e alquimistas.

É ainda o padroeiro de países e locais de vários pontos do mundo: de Espanha, do Chile, de Guatemala, da Colômbia, de Cuba, do Peru, da Nicarágua, entre outros.

Dia de Santiago
Dia de Santiago

Dia de Santiago nos próximos anos

25 de Julho de 2020 (Sábado)

25 de Julho de 2021 (Domingo)

25 de Julho de 2022 (Segunda)