Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Mundial do Animal de Laboratório

Próximo 24 de Abril de 2019 (Quarta-feira)

O Dia Mundial do Animal de Laboratório observa-se anualmente a 24 de abril.

A data foi criada em 1979 pela Sociedade Nacional Anti-Vivissecção (National Anti-Vivisection Society, NAVS), tendo sido escolhido o dia 24 em honra do antigo presidente da sociedade, Hugh Dowding, o primeiro Barão Dowding, nascido neste dia.

O objetivo desta data é dar voz e vida aos animais que são utilizados em testes de laboratório por todo o mundo, sofrendo torturas arcaicas por fins comerciais, industriais, científicos e académicos.

Este dia internacional do animal de laboratório é celebrado com reuniões de associações pela defesa animal, com manifestações contra a utilização de animais em experiências e com a divulgação de listas de marcas que utilizam e que não utilizam animais em experiências e de outros dados relevantes sobre a matéria. As iniciativas têm todas o mesmo fim: acabar com a experimentação animal.

Em Portugal estima-se que sejam usados 35.000 animais por ano em laboratório, não existindo comités de ética para regular o excesso de experiências, nem fiscalização nos laboratórios por falta de funcionários, continuando as universidades a usar animais nas aulas de fisiologia animal.

Assinala-se ainda que 92% dos testes com animais (fase 1) falham nos ensaios clínicos com humanos (fase 2).

Dia Mundial do Animal de Laboratório
Dia Mundial do Animal de Laboratório

Dia Mundial do Animal de Laboratório nos próximos anos

24 de Abril de 2020 (Sexta)

24 de Abril de 2021 (Sábado)

24 de Abril de 2022 (Domingo)