Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia de São José

Próximo 19 de Março de 2020 (Quinta-feira)

O Dia de São José celebra-se a 19 de março, no Dia do Pai.

São José foi o pai adotivo de Jesus Cristo e o marido de Nossa Senhora, segundo o Novo Testamento.

Descendente de David e carpinteiro de profissão, José de Nazaré, tornou-se num modelo de pai e de marido, um protetor da família. Conforme a Sagrada Escritura, José aceitou a tarefa misteriosa de criar e amar um filho que não era seu e que um dia salvaria o mundo:

"Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.

Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo."

(Mateus 1, 19-20)

José acolheu a vontade divina e tornou-se o patrono da Igreja. Ele é também o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias. É por essa razão que o santo se celebra a 19 de março, no Dia do Pai.

O nome José, do hebraico Yosef, significa "Ele acrescentará", numa referência a Deus.

São José com o Menino Jesus no colo

São José terá morrido antes de Jesus ter começado a sua vida pública, pelos 30 anos, visto não se encontrarem mais registos sobre o santo no Novo Testamento e Jesus ter confiado a sua mãe aos cuidados de São João por altura da sua crucificação.

Dia de São José
Dia de São José

Dia de São José nos próximos anos

19 de Março de 2021 (Sexta)

19 de Março de 2022 (Sábado)

19 de Março de 2023 (Domingo)