Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Josué

Próximo 1 de Setembro de 2019 (Domingo)

O Dia de São Josué comemora-se a 1 de setembro.

O santo terá vivido entre 1245 e 1355 Antes da Era Comum ou na Época do Bronze.

Josué foi quem liderou o povo israelita na conquista das cidades da terra prometida de Canaã e quem levou este povo até à terra prometida depois da morte de Moisés, a quem sucedeu na liderança dos israelitas por indicação de Deus a Moisés.

Foi Moisés quem mudou o nome do primogênito da tribo de Efraim, de Oséias para Josué, alterando o seu papel perante o povo de Israel e de Deus.

Josué foi um dos doze espiões israelitas enviados por Moisés para espiar a terra prometida de Canaã. Só ele e Calebe foram a favor da invasão e ocupação da terra prometida, mas foram determinantes para a conclusão da profecia e para a sobrevivência das tribos israelitas.

Josué terá vivido 110 anos e escrito o Livro de Josué, que relata os acontecimentos posteriores à morte de Moisés, nomeadamente as conquistas de Josué enquanto líder dos israelitas, em Jericó, em Ai e noutras cidades importantes, e a divisão da terra prometida pelas doze tribos de Israel.

Como não havia canonização naqueles tempos, Josué foi considerado santo por seguir as indicações de Deus através de Moisés. São Josué é o padroeiro dos espiões, da inteligência e do profissionalismo.

Dia de São Josué
Dia de São Josué

Dia de São Josué nos próximos anos

01 de Setembro de 2020 (Terça)

01 de Setembro de 2021 (Quarta)

01 de Setembro de 2022 (Quinta)