Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Raimundo

Próximo 31 de Agosto de 2019 (Sábado)

O Dia de São Raimundo Nonato celebra-se a 31 de agosto.

San Ramón Nonato foi um santo católico que nasceu em 1204 em Portell, na Catalunha e que faleceu a 1240 em Cardona, Catalunha.

História de São Raimundo

Desde pequeno se inclinou para a vida religiosa. De família pobre, Raimundo começou a trabalhar em criança como pastor. Visitava muitas vezes a ermida de São Nicolau para venerar uma imagem de Nossa Senhora e dizia-se que era um anjo que lhe guardava o rebanho durante essas visitas.

Aos 20 anos, Raimundo juntou-se à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, uma ordem que resgatava os cristãos presos pelos mouros nas prisões da Argélia. Nesta ordem recebeu o hábito das mãos de São Pedro Nolasco.

O santo dedicou o resto da sua vida a lutar contra a escravidão, a libertar os escravos e a manter neles a fé cristã. Numa missão de salvamento, Raimundo entregou-se como escravo, aos 22 anos, na Argélia, com o objetivo de animar os prisioneiros e de pregar nas prisões. Os próprios guardas se converteriam com a palavra de São Raimundo.

A sua obra corajosa incomodou as autoridades que o perseguiram. Para impedir que ele continuasse a pregar o Evangelho e a disseminar a libertação dos escravos, perfuraram os lábios do santo com ferros quentes e trancaram a sua boca com um cadeado.

Aos 39 anos foi libertado da prisão e voltou a Espanha. Foi nomeado cardeal e conselheiro particular pelo papa Gregório IX mas não conseguiu chegar a Roma onde era esperado. Acabaria por falecer aos 40 anos, com as febres da viagem.

O santo foi sepultado na Igreja de São Nicolau que visitava em criança e canonizado em 1657 pelo Papa Alexandre VII.

Santo Padroeiro

São Raimundo é o padroeiro das parteiras, dos obstetras, do parto, das grávidas, das pessoas com febre e das pessoas falsamente acusadas. O nome “Nonato” significa “não nascido”. O santo foi retirado da barriga de sua mãe que tinha morrido antes de ter conseguido dar à luz.

Dia de São Raimundo
Dia de São Raimundo

Dia de São Raimundo nos próximos anos

31 de Agosto de 2020 (Segunda)

31 de Agosto de 2021 (Terça)

31 de Agosto de 2022 (Quarta)