Calendário 2017 Feriados 2017

Dia de São Luciano

Próximo 7 de Janeiro de 2018 (Domingo)

É a 7 de janeiro que se comemora o Dia de São Luciano.

Luciano de Antioquia nasceu por volta de 240 na Turquia e faleceu a 7 de janeiro de 312. Foi um teólogo, presbítero e mártir cristão.

Quando jovem ficou órfão e distribuiu os seus bens pelos pobres, procurando asilo num convento. Estudou as disciplinas sagradas e começou a fazer parte do clero de Antioquia.

Como um dos homens mais versados da Igreja, Luciano fundou uma escola de catequese que formou várias personagens famosas na história da Igreja.

Durante a perseguição do imperador romano Maximiano Daia aos cristãos, São Luciano foi preso em Antioquia e enviado à Nicomédia, onde ele suportou terríveis torturas por mais de nove anos de cárcere, recusando sempre negar a sua fé. Preso sobre cacos de vidro e pedras afiadas, Luciano recusava comida proveniente de templos pagãos mesmo sem comer por 15 dias.

Reza a história que por troca de favores com o carcereiro, alguns discípulos de Luciano conseguiram entrar na prisão com pão e vinho. O santo sorriu e recusou a oferta, afirmando que não era o seu corpo que precisava de alimento, mas sim a sua alma.

Deitado no chão, preso a um cepo, com os membros desarticulados e sem um ponto de corpo que não estivesse maltratado, São Luciano convidou os seus discípulos a celebrarem com ele pela última vez os sagrados mistérios. Na ausência de altar para a celebração, Luciano utilizou o próprio peito, por considerar que o corpo é um templo de Deus.

Altar vivo de Cristo, São Luciano tombou na espada no dia seguinte, afirmando “sou cristão”.

Dia de São Luciano
Dia de São Luciano

Dia de São Luciano nos próximos anos

07 de Janeiro de 2019 (Segunda)

07 de Janeiro de 2020 (Terça)

07 de Janeiro de 2021 (Quinta)