Calendário 2020 Feriados 2020 Calendário 2021 Feriados 2021

Dia de São Nemésio

Próximo 19 de Dezembro de 2020 (Sábado)

O Dia de São Nemésio celebra-se anualmente a 19 de dezembro.

O santo viveu em Alexandria, no Egito, centro cultural reconhecido mundialmente naquela época. Pouco se sabe da sua vida. Apenas o seu martírio e o final da sua vida chegaram até aos nossos tempos.

Pelos relatos de São Dionísio, bispo de Alexandria, ficamos hoje a saber que São Nemésio sentiu na pele a feroz perseguição do imperador romano Décio aos cristãos.

Durante seu governo, no período de 249 a 251, Décio estabeleceu uma repressão para impedir o crescimento da Igreja. Nessa época, a opressão era tão intensa que algumas pessoas preferiam se entregar aos magistrados, outras eram acusadas e levadas por seus inimigos ao julgamento. Os que fugiam para regiões próximas, como o deserto, tinham suas vidas ceifadas pela fome e sede.

São Nemésio sofreu duramente a perseguição. Primeiro, Nemésio, que era um exemplo de caridade e ética, foi acusado de instigador de violência e de ladrão por pessoas que invejavam a sua condição.

Depois foi acusado de ser cristão, acusação esta que não negou, mantendo-se firme como uma coluna. Como se recusou a negar a sua fé, o santo foi torturado repetidamente e queimado vivo, juntamente com ladrões e criminosos do seu tempo. Ficou para a história como um mártir cristão e um exemplo de fé, fidelidade e devoção.


Dia de São Nemésio
Dia de São Nemésio

Dia de São Nemésio nos próximos anos

19 de Dezembro de 2021 (Domingo)

19 de Dezembro de 2022 (Segunda)

19 de Dezembro de 2023 (Terça)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: