Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Língua Árabe

Próximo 18 de Dezembro de 2018 (Terça-feira)

O Dia da Língua Árabe das Nações Unidas é celebrado anualmente a 18 de dezembro.

A data foi estabelecida pela UNESCO em 2010 com dois objetivos: "celebrar o multilinguismo e a diversidade cultural, e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais dentro da organização".

Foi escolhido o dia 18 para a celebração uma vez que a Assembleia Geral aprovou o Árabe como língua oficial da ONU a 18 de dezembro de 1973.

Com mais de 400 milhões de falantes (nativos e não-nativos), o Árabe é uma das línguas mais faladas do mundo. É o idioma oficial de 26 países, no Médio Oriente, Sudoeste Asiático e Norte de África, sendo apenas ultrapassado pelo Inglês e pelo Francês. Falada em 58 países, esta língua que se lê da direita para a esquerda e que surgiu no século VI só é ultrapassada pelo Inglês em difusão pelo mundo.

Ela teve uma grande influência sobre as pessoas espalhadas por todo o mundo, com a maioria dos países no mundo a usar oficialmente o sistema numérico árabe. Devido às inúmeras guerras travadas, especialmente na Idade Média, a língua Árabe é uma importante fonte de vocabulário para muitos idiomas europeus (Português, Espanhol, Inglês, Francês) e não europeus.

O Árabe é ainda a língua litúrgica do Islamismo, na qual o Corão foi escrito.

Para comemorar o dia pode aumentar o seu conhecimento sobre esta língua, inscrever-se num curso livre de Árabe, ver um filme ou ouvir um disco neste idioma.

Dia da Língua Árabe
Dia da Língua Árabe

Dia da Língua Árabe nos próximos anos

18 de Dezembro de 2019 (Quarta)

18 de Dezembro de 2020 (Sexta)

18 de Dezembro de 2021 (Sábado)