Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de São Pedro de Alcântara

Próximo 19 de Outubro de 2017 (Quinta-feira)

O Dia de São Pedro de Alcântara festeja-se a 19 de outubro.

São Pedro nasceu em Alcântara, Espanha, em 1499, com o nome de Juan de Garabito y Vilela de Sanabria, no seio de uma família nobre.

Estudou Direito na Universidade de Salamanca e seguiu a vida religiosa no Convento de San Francisco de los Majarretes, perto de Valência de Alcântara, onde foi ordenado frade com o nome de Pedro de Alcântara.

São Pedro deu um novo sopro de vida à espiritualidade franciscana, para a qual foi um exemplo. O santo vestia um hábito velho, dormia sentado duas horas por noite e comia dia sim, dia não, colocando cinza na comida para não sentir prazer nos alimentos.

Para além de Espanha, São Pedro pregou em Portugal, sendo conselheiro de Carlos V e de D. João III, rei de Portugal. Estabeleceu-se na Serra da Arrábida, onde fundou mosteiros, entre os quais o Convento de Nossa Senhora da Arrábida.

Ao morrer recusou um copo de água lembrando que Jesus também sofreu sede. Morreu de joelhos a 18 de outubro de 1562 dizendo as palavras “Que alegria quando me disseram vamos para a casa do Senhor”.

São Pedro é o padroeiro do Brasil, de Alcântara e de Estremadura. Ele tornou-se no santo de devoção da Família Real. O seu nome foi escolhido como nome de batismo de Dom Pedro I e Dom Pedro II, imperadores do Brasil. Por dormir pouco foi escolhido para padroeiro dos adoradores noturnos.

Foi beatificado em 1622 e canonizado a 1669.

Dia de São Pedro de Alcântara
Dia de São Pedro de Alcântara

Dia de São Pedro de Alcântara nos próximos anos

19 de Outubro de 2018 (Sexta)

19 de Outubro de 2019 (Sábado)

19 de Outubro de 2020 (Segunda)