Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia do Papa

Próximo 29 de Junho de 2018 (Sexta-feira)

O Dia do Papa celebra-se todos os anos a 29 de junho.

Origem do dia

A razão de se comemorar o Dia do Papa a 29 de junho prende-se com o facto de este ser o Dia de São Pedro. Este santo foi considerado um dos pilares da Igreja Católica e primeiro Papa. A origem do seu nome advém de “pedra, rochedo”, sendo visto São Pedro como a primeira pedra da Igreja de Cristo.

O objetivo deste dia é prestar homenagem ao trabalho do líder mundial da Igreja Católica, o sumo pontífice. O Papa tem o poder de disseminar entre todos os membros do clero e pelos milhões de católicos a palavra de Deus. Acredita-se que palavra Papa provém do latim "Papa" e do grego "Pappas", uma palavra carinhosa para pai.

O atual e 266º Papa é Francisco, com nome de nascimento Jorge Mario Bergoglio, natural de Buenos Aires. Francisco sucedeu a Bento XVI em 2013, que abdicou ao papado.

Sabia que?

  • O Apóstolo Pedro foi o primeiro Papa e ainda o Papa com o pontificado mais longo (37 anos).
  • O Papa Estevão II foi o Papa com o pontificado mais curto (3 dias) tendo falecido antes da consagração.
  • A esmagadora maioria dos Papas tem origem italiana (212 Papas italianos num total de 269 Papas).
  • Já existiram dois Papas portugueses.
  • O Papa Francisco é o primeiro Papa nascido no continente americano, o primeiro latino-americano, o primeiro do hemisfério sul e o primeiro a usar o nome de Francisco.
  • O posto de Papa é vitalício. O único papa que abdicou na Idade Contemporânea foi Bento XVI, em 2013, tornando-se "Papa Emérito”.
  • O papamóvel foi introduzido pelo Papa João Paulo II, que aboliu o transporte do Papa em cadeira por doze homens e a ventilação com penas brancas de avestruz.
Dia do Papa
Dia do Papa

Dia do Papa nos próximos anos

29 de Junho de 2019 (Sábado)

29 de Junho de 2020 (Segunda)

29 de Junho de 2021 (Terça)