Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Sérvulo

Próximo 23 de Dezembro de 2018 (Domingo)

O dia de São Sérvulo comemora-se a 23 de dezembro.

Ao falar em São Sérvulo devemos recordar as palavras de Lucas, Capítulo 6, Versículos 20 e 21:

“Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus. Bem-aventurados vocês, que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês que agora choram, pois haverão de rir”.

São Sérvulo era um mendigo do século VI que pedia à porta da Igreja de São Clemente em Roma e que dava graças a Deus na sua dor, como escreveu o Papa São Gregório I Magno.

Paralítico desde a infância, era trazido todos os dias pela mãe e pelo irmão até ao átrio da basílica, ficando entregue à bondade pública.

Apesar de pouco receber e de passar fome, Sérvulo distribuía o que ganhava entre os outros pobres e peregrinos, juntando para si apenas o suficiente para comprar uma bíblia. Como não sabia ler nem escrever, o santo mendigo pedia aos transeuntes para lhe lerem trechos da bíblia, ficando a conhecê-la melhor do que muitos letrados.

Numa noite de Natal, Sérvulo não foi encontrado no átrio da Igreja como habitualmente. Tinha falecido nos braços da mãe, na sua mísera habitação. Nessa noite de Natal o Papa Gregório centrou a sua homilia na figura de um santo desconhecido, o mendigo anónimo que ficava à porta da Igreja de São Clemente e que repartia o que tinha pelos outros pobres, com paz e alegria no rosto.

São Sérvulo conseguia mexer apenas uma das mãos e usava-a para pedir e ao mesmo tempo para dar, num exemplo de caridade e de bondade que ficou para a história.

Na Igreja de São Clemente pode encontrar-se uma pintura com o mendigo Sérvulo e com devotos à sua volta, a dar-lhe esmolas e a ler-lhe os salmos.

Dia de São Sérvulo
Dia de São Sérvulo

Dia de São Sérvulo nos próximos anos

23 de Dezembro de 2019 (Segunda)

23 de Dezembro de 2020 (Quarta)

23 de Dezembro de 2021 (Quinta)