Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Tomás Becket

Próximo 29 de Dezembro de 2018 (Sábado)

O Dia de São Tomás Becket é celebrado a 29 de dezembro.

Thomas Becket nasceu em Londres, por volta de 1128 e faleceu a 29 de dezembro de 1170, na Cantuária, onde foi arcebispo entre 1162 e 1170.

Senhor de grande riqueza e capacidades, Becket foi nomeado chanceler pelo rei de Inglaterra Henrique II em 1155. Depois de ser sagrado arcebispo, tornou-se no homem mais importante do país a seguir ao rei, mas foi aí que mudou a sua vida.

Se até então havia trabalhado junto com o rei, para tirar poder ao clero, Becket deixou o cargo de chanceler e começou a viver uma vida de humildade e pobreza, defendendo acerrimamente os direitos da Igreja.

Defendendo o Papa e não o seu rei, que queria condicionar a independência do clero e a influencia de Roma na política inglesa, Becket teve de pedir asilo em França para fugir à perseguição do rei.

Quatro anos depois, a pedido do rei de França e do Papa, Henrique II admitiu o regresso de Tomás a Inglaterra, contando com a sua submissão. Este, porém, continuava a defender a Igreja e não o rei do seu país, acabando por ser assassinado por quatro cavaleiros que levaram longe demais as palavras de desabafo do rei: “Malditos sejam os que vivem do meu pão e não me livram deste padre insolente”.

Recusando-se mais uma vez a cumprir os desejos do rei, as últimas palavras do santo terão sido ““Morro de boa vontade por Jesus e pela santa Igreja”.

Tomás Becket é o santo padroeiro do clero secular, da Universidade de Exeter, Harvard e Portsmouth.

Dia de São Tomás Becket
Dia de São Tomás Becket

Dia de São Tomás Becket nos próximos anos

29 de Dezembro de 2019 (Domingo)

29 de Dezembro de 2020 (Terça)

29 de Dezembro de 2021 (Quarta)