Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Tomé

Próximo 3 de Julho de 2019 (Quarta-feira)

O Dia de São Tomé festeja-se a 3 de julho.

São Tomé, também conhecido como Tomás, foi um dos doze apóstolos de Jesus. Ele é considerado o padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos cegos.

Era um pescador quando Cristo o aceitou como discípulo. Os dados sobre São Tomé são vagos, desde o nascimento ao nome, sendo que Tomé significaria “gémeo”.

O episódio mais popular de São Tomé é a sua incredulidade perante a ressurreição de Jesus. Quando os apóstolos afirmaram que Ele havia ressuscitado, Tomé declarou que precisaria de tocar nas chagas de Cristo para acreditar.

sao tomé

Por isso, quando Cristo apareceu novamente aos apóstolos, fez questão que Tomé tocasse suas chagas para que acreditasse que realmente Ele estava novamente vivo.

Depois da ressurreição, São Tomé terá ido evangelizar pela Índia até se tornar um mártir. Os portugueses que chegaram à Índia descobriram a cripta do santo, com as suas relíquias e uma das lanças que o matou ainda com o sangue coagulado.

Pelo antigo calendário eclesiástico, a festa de São Tomé se comemorava a 21 de dezembro. Nesta mesma data, em 1470, os navegadores portugueses João de Santarém, Pêro Escobar e João de Paiva chegaram ao arquipélago africano e o batizaram com o nome do santo.

Oração a São Tomé

Ó glorioso São Tomé, sua tristeza e aflição pela ausência de Jesus eram tão grandes, que você não acreditou que Ele tivesse se levantado dos mortos.

Mas seu amor por Jesus foi igualmente grande e fez com que você desse sua vida por Ele. Jesus te amava de modo especial, pois voltou para que você O tocasse, querido servo São Tomé.

Peça por nós a Ele, por nossos temores e pelo perdão dos nossos pecados, os quais causam os sofrimentos de Cristo. Ajude-nos a usar nossas forças em Seu serviço e aumentar a fé de todos aqueles que acreditam Nele sem tê-Lo visto. Amém.”

Dia de São Tomé
Dia de São Tomé

Dia de São Tomé nos próximos anos

03 de Julho de 2020 (Sexta)

03 de Julho de 2021 (Sábado)

03 de Julho de 2022 (Domingo)