Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Yom Kipur

O Dia de Yom Kipur assinala-se na tarde de 8 de outubro até a tarde de 9 de outubro de 2019

O Yom Kipur, também conhecido como Dia da Expiação e Dia do Perdão, é uma das datas mais importantes do Judaísmo. Este feriado judaico é um dia de jejum extremo e de intensa oração, que começa no pôr do sol do dia anterior e que acaba com o nascer das estrelas do dia de Yom Kipur.

Costumes do Yom Kipur

No Yom Kipur aplicam-se proibições para afligir o corpo e para destacar a alma, que deve comandar o corpo. Durante todo este dia não se pode comer, usar roupa e calçado de couro, tomar banho, usar aparelhos eletrónicos e ter relações conjugais.

Assim, não se pode comer ou beber água, não se pode lavar o corpo, a boca e os dentes, à exceção da cara e das mãos pela manhã antes de rezar. Não se pode trabalhar, utilizar eletricidade, acender fogo ou carregar em botões. Grávidas, doentes e crianças com menos de 9 anos estão isentas de jejuar.

Origem do Yom Kipur

O Yom Kipur tem origem no pecado bíblico do bezerro de ouro cometido pelo povo judeu. Após este pecado Moisés rezou e ao décimo dia do mês hebraico de Tishrei, Deus perdoou os judeus.

Segundo a Torá, “no décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante Deus serás purificado de todos teus pecados."

Este é, pois, um dia de arrependimento pelos erros e pecados cometidos, e de confissão perante Deus. A expiação obtida pelo Yom Kipur abarca todos os judeus, que são um só, para Deus, que concede o perdão neste dia a este povo.

Dia de Yom Kipur