Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Filho do Meio

Próximo 12 de Agosto de 2020 (Quarta-feira)

O Dia do Filho do Meio comemora-se a 12 de agosto.

Ser o filho do meio tem muitas vantagens (para além da comemoração deste dia). O filho do meio pode gozar de mais independência, aprender com o exemplo do irmão mais velho e sentir-se superior e um professor para o filho mais novo.

No entanto, ainda existe a ideia de que: se o primeiro filho é especial e o líder dos restantes, o filho mais novo é o mais mimado e recebe todas as atenções da família, o filho do meio fica, geralmente, numa situação complicada, sem um papel definido e sem a proteção que os outros filhos gozam por parte dos pais.

Foi para mimar e homenagear todos os filhos do meio do mundo que se criou o Dia do Filho do Meio.

três irmãos

A síndrome do filho do meio existe e deve ser combatido pelos pais. Neste dia, os pais devem ligar aos filhos do meio, assim como os filhos mais velhos e mais novos devem demonstrar de alguma forma o carinho que têm pelo irmão do meio.

Vantagens de ser o filho do meio

A independência é, sem dúvida, a melhor dentre todas as vantagens. Isso porque o filho do meio não é tão pressionado a tomar a liderança, como o irmão mais velho, e nem é o mais protegido, como o irmão mais novo.

Além disso, ele costuma adaptar-se mais facilmente às situações, porque consegue perceber que não tem tudo para si - como alguma vez tenha tido o primogénito da família.

E é ótimo o fato de ter a tendência de ser o mais calmo entre os seus irmãos. Enquanto o mais velho dá ordens, o mais novo resmunga e ele fica no intermédio.

Dia do Filho do Meio
Dia do Filho do Meio

Dia do Filho do Meio nos próximos anos

12 de Agosto de 2021 (Quinta)

12 de Agosto de 2022 (Sexta)

12 de Agosto de 2023 (Sábado)