Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo

Próximo 23 de Agosto de 2020 (Domingo)

O Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo celebra-se a 23 de agosto.

Este dia, também denominado de Dia da Fita Preta, originalmente Black Ribbon Day, é um tributo a todas as vítimas dos regimes autoritários e totalitários.

É celebrado todos os anos na Europa depois de, em 2008, se ter assinado a Declaração de Praga sobre Consciência Europeia e Comunismo.

Foi com esta declaração que o Parlamento Europeu instituiu esta data como um dia a ser celebrado anualmente com dignidade e imparcialidade, para homenagear as vítimas das deportações e dos extermínios em massa na Europa. Dos 409 eurodeputados que assinaram essa declaração 11 eram portugueses.

Foi escolhido o dia 23 de agosto para essa comemoração já que foi a 23 de agosto de 1939 que se assinou o Pacto Molotov-Ribbentrop, o qual acordou a não-agressão entre a Alemanha e a União Soviética.

Stalin e Hitler
Hitler (à frente) e Stalin, uns dos maiores ditadores da história

O que foi o Pacto Molotov–Ribbentrop?

O acordo Pacto Molotov–Ribbentrop previa que se um conflito fosse inciado pela Alemanha conta a Inglaterra ou contra a França, em decorrência de investidas, por sua vez, da Alemanha contra a Polónia, a URSS não se manifestaria.

Apesar do estabelecimento de não-agressão, um documento secreto foi anexado a esse documento, o qual fazia referência ao interesse da União Soviética à Polónia.

Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo
Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo

Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo nos próximos anos

23 de Agosto de 2021 (Segunda)

23 de Agosto de 2022 (Terça)

23 de Agosto de 2023 (Quarta)