Dia Internacional da Igualdade Feminina

Próximo 26 de Agosto de 2023 (Sábado)

É a 26 de agosto que se celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina.

A efeméride é comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de agosto de 1789, em França.

Esta data comemora as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros.

dia internacional da igualdade feminina

Origem do dia internacional da igualdade feminina

O dia foi criado para celebrar a igualdade de géneros, além de promover reflexões sobre as relações de poder na sociedade, em que os homens são privilegiados. Dessa forma, tem como intuito de agir no combate à desigualdade, para se obter a plena equivalência entre homens e mulheres.

Graças ao movimento feminista, as mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas. São exemplos, o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino, e na vida política.

Entretanto, ainda existem muitas situações a melhorar, como a paridade salarial e o fim da violência perpetrada contra a mulher. Violência tal que, muitas vezes, leva ao que chamamos de feminicídio (assassinato de mulheres por sua condição feminina).

Neste dia realizam-se atividades de natureza informativa e ativa com o objetivo de diminuir progressivamente, até eliminar de raiz, a desigualdade entre géneros.

Leia também: Dia Internacional da Democracia

Dia Internacional da Igualdade Feminina
Dia Internacional da Igualdade Feminina

Dia Internacional da Igualdade Feminina nos próximos anos

26 de Agosto de 2024 (Segunda)

26 de Agosto de 2025 (Terça)

26 de Agosto de 2026 (Quarta)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: