Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia Internacional da Prostituta

Próximo 2 de Junho de 2018 (Sábado)

O Dia Internacional da Prostituta celebra-se a 2 de junho.

O dia mundial das prostitutas não é nenhuma brincadeira. Este dia tem o objetivo de denunciar a discriminação e a exploração das prostitutas a nível mundial, assim como as precárias condições de vida e de trabalho.

A origem do dia internacional das prostitutas está no protesto de 2 de junho de 1975, quando mais de cem mulheres ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, França, em protesto contra a repressão sofrida na altura. O protesto visava as multas recebidas, as detenções e os assassinatos de colegas que não eram investigados.

A cobertura mediática do incidente levou a mais protestos organizados por prostitutas, quer em França, quer noutros países do mundo. Apesar do apoio da população, a ocupação terminaria na madrugada de 10 de junho, após uma violenta expulsão pela polícia. A brutalidade das autoridades levaria a uma maior indignação e desde 2 de junho de 1976 se relembra então anualmente este incidente e se visa a regularização da profissão que é considerada a mais antiga do mundo.

Dia Internacional da Prostituta
Dia Internacional da Prostituta

Dia Internacional da Prostituta nos próximos anos

02 de Junho de 2019 (Domingo)

02 de Junho de 2020 (Terça)

02 de Junho de 2021 (Quarta)