O Dia Internacional das Cooperativas, o CoopsDay, comemora-se anualmente no primeiro sábado de julho, como foi decretado pela ONU em 1992 na resolução 47/90.
Os objetivos do Dia Internacional das Cooperativas passam por divulgar o trabalho das cooperativas, por destacar as metas do movimento cooperativo internacional, em paralelismo com as metas da ONU, e por fortalecer as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais, nacionais ou internacionais).
Origem do Dia Internacional das Cooperativas
A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 47/90, de 16 de dezembro de 1992. No entanto, ela foi comemorada pela primeira vez em 1995, uma vez que tinha o intuito de assinalar o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional, cuja fundação data de 1895.
Atividades do Dia Internacional das Cooperativas
Todos os anos, a Comissão para a Promoção e Progresso das Cooperativas divulga um tema para as atividades do dia.
Portugal comemora este dia com inaugurações, concursos, exibições, sessões solenes e com colóquios que contam com a presença de vários cooperadores, dirigentes cooperativos e ministros. A preocupação das atividades é o fomento do cooperativismo no nosso país.
Tipos de Cooperativa em Portugal
Em Portugal, as cooperativas são associações que podem ter a seguinte tipologia: de primeiro grau ou de interesse público. As principais diferenças entre elas resumem-se, nomeadamente, no fato de que no primeiro tipo fazem parte pessoas singulares ou coletivas, enquanto no último, há a participação do Estado.