Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Internacional das Cooperativas

Próximo 6 de Julho de 2019 (Sábado)

O Dia Internacional das Cooperativas comemora-se a 6 de julho de 2019.

A data celebra-se anualmente no primeiro sábado de julho como foi decretado pela ONU em 1992 na resolução 47/90.

Os objetivos do Dia Internacional das Cooperativas passam por divulgar o trabalho das cooperativas, por destacar as metas do movimento cooperativo internacional em paralelismo com as metas da ONU e por fortalecer as parcerias entre este movimento e outros agentes, como governos (locais, nacionais ou internacionais).

Tema

Todos os anos, a Comissão para a Promoção e Progresso das Cooperativas divulga um tema para as atividades do dia. O tema para a celebração do Dia Internacional das Cooperativas 2017 ainda não é conhecido.

Em 2016 foi "Cooperativas: O poder de agir para um futuro sustentável". Com este tema refletiu-se sobre o modo como as cooperativas vão ajudar a alcançar até 2030 os fins da ONU do fim da pobreza, de travar as alterações climáticas e ainda de garantir a qualidade de vida e a inclusão.

Portugal comemora este dia com inaugurações, concursos, exibições, sessões solenes e com colóquios que contam com a presença de vários cooperadores, dirigentes cooperativos e ministros. A preocupação das atividades é o fomento do cooperativismo em Portugal.

Dia Internacional das Cooperativas
Dia Internacional das Cooperativas

Dia Internacional das Cooperativas nos próximos anos

04 de Julho de 2020 (Sábado)

03 de Julho de 2021 (Sábado)

02 de Julho de 2022 (Sábado)