Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Bikini

Próximo 5 de Julho de 2020 (Domingo)

O Dia do Bikini ou Dia do Biquíni celebra-se anualmente 5 de julho.

A história do biquíni

A data recorda o lançamento do biquíni, a 5 de julho de 1946, em França. O primeiro modelo foi desenhado pelo estilista francês Louis Réard, nesse mesmo ano, mas foi somente nos anos 60 que a peça tornou-se popular.

Micheline Bernardini pousando para foto com o primeiro biquíni da história
Modelo Micheline Bernardini pousando para foto com o primeiro biquíni da história

O nome desta invenção, ousada para a altura, deriva de uma ilha no Pacífico - Bikini - que foi usada para testes com bombas nucleares. A intenção era, assim, sugerir que esta reduzida peça de roupa teria um efeito bombástico na sociedade.

E teve. A sociedade tentou resistir, até que ousadas atrizes de cinema começaram a fazer uso do biquíni. Brigitte Bardot foi a primeira a fazê-lo no filme E Deus Criou a Mulher.

Com o tempo, a peça popularizou-se e foi ficando cada vez mais ousada, até que nos anos 80 uma modelo brasileira lançou o "fio dental".

O que pode ser feito no dia do biquíni

No dia dedicado a ele, as marcas e as lojas de biquínis mais atentas ao calendário aproveitam a data para publicitar modelos novos e fazer promoções.

Enquanto isso, as mulheres aproveitam para comprar biquínis e usar os seus prediletos, fazendo praia ou passando o dia com essas duas peças. E por que não? Aproveite, afinal estamos no verão!

Dia do Bikini
Dia do Bikini

Dia do Bikini nos próximos anos

05 de Julho de 2021 (Segunda)

05 de Julho de 2022 (Terça)

05 de Julho de 2023 (Quarta)