O Dia do Bikini ou Dia do Biquíni celebra-se anualmente 5 de julho.
A história do biquíni
A data recorda o lançamento do biquíni, a 5 de julho de 1946, em França. O primeiro modelo foi desenhado pelo estilista francês Louis Réard, nesse mesmo ano, mas foi somente nos anos 60 que a peça tornou-se popular.
O nome desta invenção, ousada para a altura, deriva de uma ilha no Pacífico - Bikini - que foi usada para testes com bombas nucleares. A intenção era, assim, sugerir que esta reduzida peça de roupa teria um efeito bombástico na sociedade.
E teve. A sociedade tentou resistir, até que ousadas atrizes de cinema começaram a fazer uso do biquíni. Brigitte Bardot foi a primeira a fazê-lo no filme E Deus Criou a Mulher.
Com o tempo, a peça popularizou-se e foi ficando cada vez mais ousada, até que nos anos 80 uma modelo brasileira lançou o "fio dental".
O que pode ser feito no dia do biquíni
No dia dedicado a ele, as marcas e as lojas de biquínis mais atentas ao calendário aproveitam a data para publicitar modelos novos e fazer promoções.
Enquanto isso, as mulheres aproveitam para comprar biquínis e usar os seus prediletos, fazendo praia ou passando o dia com essas duas peças. E por que não? Aproveite, afinal estamos no verão!