O Dia Internacional do Animal Preguiça, ou simplesmente Dia Internacional da Preguiça, celebra-se anualmente no terceiro sábado de outubro, para fazer uma pausa neste comprido mês.
Não é uma data oficial. Existem dois objetivos nesta data: aprender a viver mais lentamente, e melhor, com o exemplo da preguiça e chamar a atenção para os problemas que este animal enfrenta.
Apesar de estar sempre com uma expressão de alegria no rosto, a preguiça é vítima de caçadores, é vendida como animal de estimação, morta por carros, por cabos elétricos, entre outros perigos.
Origem do Dia Internacional do Preguiça
O primeiro dia internacional do bicho-preguiça celebrou-se em 2010, na Colômbia, por ação da AIUNAU, uma organização sem fins lucrativos de proteção animal, tendo obtido relevo mundial ao longo dos anos.
Em novembro festeja-se também o Dia Internacional da Preguiça, esse, sim, inteiramente dedicado à arte de relaxar e de não fazer nada.
Características do Preguiça
O bicho-preguiça é um animal mamífero que pode ser encontrado na América do Sul e tem características muito especiais, cujo fama deriva do facto de fazer as coisas com lentidão.
Apesar de se alimentarem de folhas, as preguiças demoram um mês a digerir uma refeição, e podem dormir entre 15 a 18 horas.