Dia Internacional do Preguiça

Próximo 21 de Outubro de 2023 (Sábado)

O Dia Internacional do Animal Preguiça, ou simplesmente Dia Internacional da Preguiça, celebra-se anualmente no terceiro sábado de outubro, para fazer uma pausa neste comprido mês.

Não é uma data oficial. Existem dois objetivos nesta data: aprender a viver mais lentamente, e melhor, com o exemplo da preguiça e chamar a atenção para os problemas que este animal enfrenta.

Apesar de estar sempre com uma expressão de alegria no rosto, a preguiça é vítima de caçadores, é vendida como animal de estimação, morta por carros, por cabos elétricos, entre outros perigos.

bicho-preguiça

Origem do Dia Internacional do Preguiça

O primeiro dia internacional do bicho-preguiça celebrou-se em 2010, na Colômbia, por ação da AIUNAU, uma organização sem fins lucrativos de proteção animal, tendo obtido relevo mundial ao longo dos anos.

Em novembro festeja-se também o Dia Internacional da Preguiça, esse sim, inteiramente dedicado à arte de relaxar e de não fazer nada.

Características do Preguiça

O bicho-preguiça é um animal mamífero que pode ser encontrado na América do Sul e tem características muito especiais, cujo fama deriva do facto de fazer as coisas com lentidão.

Apesar de se alimentarem de folhas, as preguiças demoram um mês a digerir uma refeição, e podem dormir entre 15 a 18 horas.

Dia Internacional do Preguiça
Dia Internacional do Preguiça

Dia Internacional do Preguiça 2022

Data: 19 de Outubro de 2024 (Sábado)

Data: 18 de Outubro de 2025 (Sábado)

Data: 17 de Outubro de 2026 (Sábado)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: