Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Mundial do Vitiligo

Próximo 25 de Junho de 2019 (Terça-feira)

O Dia Mundial do Vitiligo observa-se a 25 de junho.

Esta data, também conhecida por Dia Mundial do Combate ao Vitiligo, pretende aumentar o conhecimento das pessoas sobre o vitiligo e travar a progressão da doença.

Foi escolhido o dia 25 de junho em alusão à morte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e lúpus.

Causas e Sintomas do Vitiligo

O vitiligo é uma doença não contagiosa que se caracteriza pela perda da coloração da pele, formando-se frequentemente manchas brancas pelo corpo todo. Não provoca dor física, mas causa transtornos emotivos e psicológicos. Estas manchas podem ser despoletadas por vários fatores, desde o componente genético às exposição solar ou química, desde queimaduras ao stress e outros traumas emocionais.

Tratamento do Vitiligo

Aos primeiros sinais de descoloração da pele deve-se consultar um dermatologista, pois quanto mais cedo se começar o tratamento, maior é a hipótese de se evitar a propagação das manchas. Os tratamentos extensivos, de cirurgias a fototerapias, podem ser capazes de controlar, atenuar e, em certos casos, até de curar o vitiligo.

Estima-se que existam 100 milhões de pessoas no mundo afetadas por vitiligo, com 1% da população europeia a sofrer desta doença.

Dia Mundial do Vitiligo
Dia Mundial do Vitiligo

Dia Mundial do Vitiligo nos próximos anos

25 de Junho de 2020 (Quinta)

25 de Junho de 2021 (Sexta)

25 de Junho de 2022 (Sábado)