Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia Mundial pelo Desarmamento

Próximo 9 de Julho de 2020 (Quinta-feira)

O Dia Mundial pelo Desarmamento ocorre a 9 de julho.

O objetivo deste Dia Internacional do Desarmamento é retirar o maior número possível de armas de fogo de circulação, de forma a diminuir as mortes, os feridos e a violência em geral.

O tema é tão importante que, na ONU, funcionam órgãos exclusivamente a trabalhar na questão do desarmamento.

Cada país do mundo tem a sua legislação relativamente ao comércio e ao porte de armas. Com o aumento dos ataques terroristas a pressão sobre os governos para mudar a legislação aumenta, em países como os Estados Unidos, por exemplo.

As iniciativas do dia do desarmamento variam de país para país. Entre elas destacam-se as marchas silenciosas de protesto contra as armas, os cortejos de homenagem a vítimas e a destruição de armas de fogo.

Escultura revólver com cano amarrado em um nó
Escultura revólver com cano amarrado em um nó de Carl Fredrik Reuterswärd

Pesquisas realizadas mostram que o Brasil é o país onde mais se mata com armas de fogo. A posição seguinte é ocupada pelos Estados Unidos. Juntos, ambos são responsáveis por mais de 30% de mortes à bala em todo o mundo.

Em Portugal, a estimativa é de que existam mais um milhão e meio de armas ilegais, ainda que no país o porte de armas seja permitido mediante licença entregue na PSP ou na GNR.

Dia Mundial pelo Desarmamento
Dia Mundial pelo Desarmamento

Dia Mundial pelo Desarmamento nos próximos anos

09 de Julho de 2021 (Sexta)

09 de Julho de 2022 (Sábado)

09 de Julho de 2023 (Domingo)