Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Próximo 15 de Novembro de 2023 (Quarta-feira)

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de novembro.

O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.

Neste dia os programas televisivos podem apresentar língua gestual, assim como se podem realizar cursos e outras iniciativas especiais a valorizar esta silenciosa língua. A GNR relembra a existência do serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta língua possui um vocabulário especial e uma gramática própria.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa nos próximos anos

15 de Novembro de 2024 (Sexta)

15 de Novembro de 2025 (Sábado)

15 de Novembro de 2026 (Domingo)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: