Calendário 2022 Feriados 2022

Início do Inverno

O inverno tem início no dia 21 de dezembro de 2022 (quarta-feira), às 21h48.

Esse é o momento exato em que ocorre o Solstício de inverno, evento astronómico que marca o início dessa estação.

O inverno começa todos os anos no dia 21 ou 22 de dezembro.

Embora as temperaturas variem em todo o país, chegando a nevar em algumas localidades, o inverno de Portugal é considerado ameno, especialmente se compararmos com as temperaturas registadas nos termómetros portugueses e em outros países do hemisfério norte.

Enquanto a média em Portugal é de de 8 °C de temperatura mínima, na Rússia, que é considerado um dos países mais frios do mundo, os termómetros chegam a marcar -20 °C.

O inverno é chamado de "inverno boreal" no hemisfério norte, enquanto é chamado de "inverno austral" no hemisfério sul.

Horário de Inverno

A mudança para o horário de inverno acontece todos os anos na madrugada do último sábado para domingo do mês de outubro. Nesse dia, as pessoas atrasam os seus relógios em 1 hora, ou seja, às 02h00 passa a ser 01h00.

O horário volta a mudar no último sábado para domingo de março, quando tem início o horário de verão. Nesse dia, as pessoas devem adiantar 1 hora nos seus relógios.

Solstício de Inverno

O solstício de inverno é o momento em que o Sol se encontra mais a sul e, assim, dita o início do inverno no hemisfério norte e o início do verão no hemisfério sul.

O dia do solstício de inverno é o mais curto do ano e, consequentemente, o dia que tem a noite mais longa. A partir dessa data a duração do dia começa a crescer.

Leia também:

Estações do ano em Portugal

Mudança de hora: horário de inverno

Início do Inverno
Início do Inverno

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: