Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Início do Ano Hidrológico

Próximo 1 de Outubro de 2019 (Terça-feira)

O início do ano hidrológico acontece anualmente a 1 de outubro.

O ano hidrológico é um período de 12 meses compreendido entre o início de duas estações de chuva consecutivas, que varia consoante o hemisfério. No hemisfério norte, ele começa em setembro ou outubro. No hemisfério sul, pelo contrário, ele começa em março ou abril.

Em Portugal o ano hidrológico começa a 1 de outubro e termina a 30 de setembro. Inicia-se no mês de outubro por ser a época onde as reservas hídricas atingem o seu mínimo e onde começa o período chuvoso do ano. O período húmido do ano hidrológico é de outubro a abril e o período seco de maio a setembro.

No início do ano hidrológico deve-se estar alerta para os efeitos das primeiras precipitações fortes, muitas vezes acompanhadas com potentes rajadas de vento e com o aumento da agitação marítima. Neste período importa estar preparado, prevenindo a precipitação que marca o outono e o inverno, com a adoção de medidas de preparação e de proteção, como a desobstrução de sistemas de escoamento e de telhados, a fixação de estruturas soltas e a circulação atenta junto a árvores e zonas ribeirinhas.

O início do ano hidrológico é assinalado em Portugal com o Dia Nacional da Água.

Início do Ano Hidrológico
Início do Ano Hidrológico

Início do Ano Hidrológico nos próximos anos

01 de Outubro de 2020 (Quinta)

01 de Outubro de 2021 (Sexta)

01 de Outubro de 2022 (Sábado)