Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Aniversário de Niterói

Próximo 22 de Novembro de 2019 (Sexta-feira)

O aniversário da cidade de Niterói, localizada no estado do Rio de Janeiro, é comemorado anualmente em 22 de novembro.

A cidade foi fundada no ano de 1573 quando o governador Estácio de Sá (1520-1567) presenteou às terras à direita da entrada da Baía de Guanabara ao chefe indígena dos temiminós, Arariboia.

Mais tarde foi elevada a condição de Vila Real, com o nome de Vila Real da Praia Grande. Posteriormente, seria capital do estado do Rio de Janeiro nos períodos de 1834-1895 e 1903-1975.

Nikiti

A cidade possui quase 600.000 habitantes e fica exatamente em frente à cidade do Rio de Janeiro, estando separadas pela Baía de Guanabara e unidas pela ponte presidente Costa e Silva, mais conhecida como ponte Rio-Niterói.

O fato de estar próxima ao Rio de Janeiro é, paradoxalmente, seu principal ponto positivo e negativo. Positivo porque o cidadão de Niterói conta com todas as comodidades de uma cidade grande, porém em dimensões mais humanas.

A desvantagem fica por conta dos poucos empregos que obrigam seus habitantes irem ao Rio de Janeiro para trabalhar transformando Niterói numa cidade-dormitório.

Festa para Celebrar o Aniversário de Niterói

O aniversário da cidade é feriado municipal e a prefeitura organiza vários shows e eventos em vários pontos da cidade como o Horto do Fonseca, a Praia de Icaraí (ou São Francisco) ou no Teatro Popular Oscar Niemayer.

A festa começa com a celebração da missa na Igreja de são Lourenço dos Índios, considerada a primeira da cidade e a terceira do estado do Rio de Janeiro.

Igualmente, no Teatro Municipal João Caetano, há concertos dos programas de música clássica levados a cabo pela prefeitura, como o Projeto Aprendiz.

Aniversário de Niterói
Aniversário de Niterói

Aniversário de Niterói nos próximos anos

22 de Novembro de 2020 (Domingo)

22 de Novembro de 2021 (Segunda)

22 de Novembro de 2022 (Terça)