Calendário 2020 Feriados 2020 Calendário 2021 Feriados 2021

Natal

Feriado

Próximo 25 de Dezembro de 2020 (Sexta-feira)

O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro. A palavra natal significa “nascimento” e celebra o dia em que o Menino Jesus nasceu.

Esta é uma celebração cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminada para fora do âmbito religioso.

Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países do mundo. Independente da religião, praticamente todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira.

As festividades do Natal, no Brasil, começam na véspera, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto.

Origem do Natal: história

Não se sabe ao certo em que dia Jesus terá nascido. A comemoração no dia 25 de dezembro foi criada pela igreja ao perceber que as celebrações pagãs concorriam com as celebrações religiosas.

Assim, a igreja escolheu a ocasião em que os pagãos celebravam o Festival do Sol Invicto para celebrar o nascimento de Cristo a fim de tentar converter os povos pagãos para o Império Romano.

Para os pagãos, a partir do solstício de inverno - que ocorre próximo ao dia 25 de dezembro no hemisfério norte - o Sol se aproximava da Terra simbolizando a vitória da luz contra as trevas.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para encontrar o Menino Jesus, o que é comemorado no dia 6 de janeiro, data conhecida como o Dia de Reis.

Para saber sobre esse assunto mais profundamente, leia: Natal: a origem que você ainda não conhece.

Festa de Natal

Vários elementos ajudam a compor a festa de Natal, um evento em que as pessoas costumam se esmerar na decoração das suas casas.

De acordo com a tradição, o dia para montar a árvore e colocar os restantes enfeites de Natal é o primeiro domingo do chamado Tempo do Advento, que é um período em que a igreja prepara a chegada de Jesus ao mundo, por isso, advento significa “chegada”.

Existem uma série de símbolos natalinos que são usados para decorar as casas e ruas. Os mais populares são a árvore, o presépio (para simbolizar o nascimento de Jesus), as velas e os sinos.

símbolos de natal

Outra figura muito importante é o Papai Noel, personagem que foi inspirado num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia, e que costumava ajudar as pessoas pobres. Nicolau deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele, Nicolau foi canonizado pela Igreja Católica.

Tudo preparado, é no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, que a festa tem início, quando as famílias se reúnem para a Ceia e para a troca de presentes.

Temos certeza que você vai gostar deste artigo: Natal: a verdadeira e curiosa origem do Papai Noel.

Natal
Natal

Natal nos próximos anos

25 de Dezembro de 2021 (Sábado)

25 de Dezembro de 2022 (Domingo)

25 de Dezembro de 2023 (Segunda)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: