O Brasil é um país bem extenso em território e com uma diversidade cultural imensa.

Por conta disso, muitas festas, eventos e celebrações animam o povo em todos os cantos do país. Essas ocasiões atraem também muitos turistas, seja de outros países ou brasileiros de outras regiões.

Para você se organizar e conseguir curtir algumas dessas datas, selecionamos as festas populares mais conhecidas. Confira!

Janeiro

Folia de Reis

folia de reis
Nessa festa costuma-se usar fantasias coloridas e máscaras

O ano começa com uma festa cristã que tem origem na tradição portuguesa e espanhola, trazida para cá no século XIX.

A folia de reis ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, que é oficialmente o Dia de Reis. Essa é uma festividade em homenagem à visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) ao menino Jesus quando nasceu.

Os estados que mais comemoram essa data são Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais, sendo que nesse último, a festa foi declarada como Patrimônio Imaterial do Estado.

Nessa celebração ocorrem desfiles com as fantasias, músicas com vários instrumentos e danças. Além disso, diversas comidas típicas são vendidas em barraquinhas nas cidades.

Aproveite esses festejos para se divertir e provar comidas gostosas!

Você também pode se interessar por Dia de Reis.

Fevereiro / Março

Carnaval

carnaval
O carnaval é um momento de diversão e brincadeiras

O carnaval ocorre no Brasil como uma data móvel. Sempre na terça-feira, 47 dias antes da páscoa. Normalmente, a data acontece em fevereiro, mas pode também ocorrer no início de março.

Esse evento é hoje considerado o maior e mais importante festejo popular brasileiro. Pessoas de todo o mundo vem ao Brasil nessa época para aproveitar a festa.

Mas, ao olharmos historicamente, o carnaval não surgiu no Brasil, sua origem remonta períodos da antiguidade greco-romana, e essa festa também é comemorada em outras partes do mundo. Em cada lugar, as comemorações tem características diferentes. Aqui no país, é um festa em que as pessoas saem fantasiadas, jogam confetes, brincam e dançam em blocos de carnaval, desfiles de salão ou na avenida.

O fato é que o carnaval brasileiro ficou conhecido internacionalmente por sua animação, sendo um momento aguardado ansiosamente por muitas pessoas. Os lugares mais procurados por quem deseja aproveitar bastante são Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Para saber mais sobre o assunto, leia:

Março / Abril

Procissão do Fogaréu em Goiás

procissão do fogaréu
Os farricocos se vestem com fantasias representando os soldados romanos que prenderam Jesus

Esse é um evento que ocorre na cidade de Goiás todos os anos, desde 1745. Tem início as 00:00 horas da quinta-feira santa - sendo portanto uma data móvel, que ocorre entre 19 de março e 22 de abril.

O intuito da Procissão do Fogaréu é encenar a prisão de Jesus Cristo. Na ocasião, as luzes da cidade são apagadas e 40 pessoas vestindo fantasias saem descalças às ruas com tochas acesas. Essas figuras são chamadas de farricocos e representam os soldados romanos que capturaram Jesus.

Uma multidão se forma e acompanha os farricocos rumo à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde há a representação da última ceia. Depois disso, eles seguem para a Igreja de São Francisco de Paula, para o momento onde enfim Cristo é preso.

A procissão acontece no Brasil há mais de 250 anos e emociona os fiéis.

Maio / Junho

Festival Folclórico de Parintins (ou Festa do Boi-Bumbá)

boi bumbá
À esquerda, o boi Garantido; à direita, o boi Caprichoso

Você já ouviu falar do boi Garantido e do Caprichoso? Pois esses são os nomes dos bois apresentados durante o Festival Folclórico de Parintins, também chamado de Festa do Boi-Bumbá.

Essa famosa festa acontece no estado do Amazonas, na cidade de Parintins, no último final de semana de junho. Nela, os grupos desses bois são apresentados e ocorre uma disputa. O evento acontece no Bumbódromo, uma espécie de sambódromo, mas construído com o formato da cabeça de um boi.

Os grupos se apresentam e as torcidas vão ao delírio. Há exibições que remetem a lendas indígenas, mitos e tradições, além de várias personagens.

Essa certamente é uma festa popular regional que merece ser conhecida por todos os brasileiros.

Temos certeza que vai gostar do texto que preparamos para você: Dia do Folclore.

Festas de São João

festas de são joão
Festa junina de Campina Grande é a maior festa de São João do mundo

O meio do ano é marcado pelas festas juninas. Também chamadas de festas de São João, elas ocorrem durante todo o mês de junho. Com origens religiosas, os festejos são homenagens a vários santos católicos e incluem quadrilhas, culinária típica, fogueiras, vestimentas elaboradas e brincadeiras.

Essas celebrações ocorrem em todo o país, mas existe uma cidade em que as festas de São João ganharam destaque e o evento se tornou grandioso. Estamos falando de Campina Grande, no estado da Paraíba. Lá, ocorre a "Maior Festa de São João", e atrai mais de um milhão de pessoas.

Para ficar por dentro das comemorações juninas, leia:

Julho

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão

festival de campos do jordão
O Festival de Campos do Jordão é um importante acontecimento da música clássica no Brasil

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins, mais conhecido como Festival de Campos do Jordão, acontece anualmente durante todo o mês de julho.

O evento é um dos maiores festivais de música erudita do Brasil e ocorre no Auditório Cláudio Santoro. Surgiu em 1970, inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA.

Ao longo de todo o mês, ocorrem apresentações de orquestras importantes, grupos de câmara e recitais. Além disso, há a realização de vários cursos de formação musical.

Se você é apaixonado por música clássica, não pode perder esse evento!

Agosto

Festa do Peão de Barretos

festa do peão de Barretos
Barretos reúne milhares de pessoas por ocasião da festa do peão

Existem várias festas do peão de boiadeiro, mas sem dúvida a mais famosa e que atrai maior público acontece anualmente na cidade de Barretos, no interior de São Paulo. O evento costuma ocorrer no meio de agosto e tem duração de dez dias.

A festa é organizada desde 1985 pelo clube "Os independentes", e conta com apresentações de rodeio, shows de música sertaneja e a "Queima do alho", que é uma tradição rural de alguns estados do interior do sudeste e centro-oeste.

Setembro

Semana Farroupilha

semana da farroupilha
Os festejos são e homenagem à Revolução Farroupilha

A Semana Farroupilha é um período de 7 a 20 de setembro que os gaúchos reservam para comemorar as tradições regionais e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha.

Os festejos incluem desfiles a cavalo, apresentações, manifestações culturais e a participação da população vestida a caráter, com roupas típicas e tomando o famoso chimarrão.

Se você é de outra região e tem vontade de saber e conhecer mais sobre o sul do Brasil, essa é a oportunidade para presenciar e participar das tradições gaúchas.

Para saber mais sobre, leia Dia do Gaúcho.

Outubro

Oktoberfest

oktoberfest
A Octoberfest é uma celebração da cultura alemã

A Oktoberfest é uma festa tradicional na Alemanha. Aqui no Brasil, por conta da imigração alemã no sul do país, essa festa foi importada e hoje em dia já é tradicional em Santa Catarina, na cidade de Blumenau. Ela também ocorre em outras regiões do país.

O evento em Blumenau é grandioso e considerado a maior celebração alemã das Américas e uma das maiores do mundo.

Acontece desde 1984, atualmente no Parque Vila Germânica em meados de outubro e tem duração de 18 dias. A festividade conta com comidas típicas alemãs, grupos de tiros, apresentações de cantos e danças tradicionais, e também a caracterização em trajes típicos. Tudo isso regado a muita cerveja!

Novembro

Romaria de Finados de Juazeiro do Norte

Romaria de Finados de Juazeiro do Norte
Milhares de fiéis vão à Juazeiro do Norte como demonstração de fé

A Romaria de Finados do Juazeiro do Norte é um dos maiores eventos religiosos do Brasil. O evento ocorre durante todo o mês de outubro e se estende até dia 2 de novembro, Dia de Finados.

O responsável pela sua criação da romaria foi Padre Cícero, reconhecido líder católico da região. Depois de sua morte, em 1934, a manifestação ganhou força e mais adeptos.

Nessa ocasião, a cidade cearense fica repleta de fiéis, vindos de diversas partes do Nordeste, a fim de demonstrar sua fé, renovar suas esperanças e reverenciar seus mortos.

A cidade organiza missas e bençãos e recebe cerca de 200 mil pessoas todos os anos.

Dezembro

Réveillon no Rio de Janeiro

ano novo no rio de janeiro
A virada de ano no Rio de Janeiro conta com uma uma linda queima de fogos

Por ser o último mês do ano, dezembro já carrega uma euforia e um clima de festa.

Além do Natal, outra data importante e muito festejada é o réveillon, que ocorre no último dia de dezembro e marca a passagem para o ano que se inicia.

Em todo os lugares ocorrem festas e na cidade do Rio de Janeiro essa é uma data bastante comemorada. Todos os anos, a cidade se prepara para receber um grande fluxo de pessoas que vão para lá festejar a chegada do Ano Novo.

No bairro de Copacabana acontece o Show da Virada, que exibe artistas de vários estilos. Além, é claro, de uma grande queima de fogos para dar boas vindas ao novo ciclo.

Se você quiser um réveillon mais agitado e divertido, uma boa pedida é passar a data em terras cariocas!

Não pare por aqui! Leia também: Natal: a origem que você ainda não conhece.