Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Marinha Brasileira

Próximo 11 de Junho de 2019 (Terça-feira)

O Dia da Marinha Brasileira é comemorado anualmente em 11 de junho.

Esta é uma data de extrema importância para a nação, pois homenageia a Marinha do Brasil, uma das Forças Armadas responsável por proteger as fronteiras marítimas do país, com mais de 8,5 mil quilômetros de extensão.

A principal missão da Marinha é proteger a pátria. Em períodos de paz, a Marinha atua como guarda costeira, protegendo o literal brasileiro de possíveis invasões.

Atualmente, o Brasil possui 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam aproximadamente 26 mil navios por ano. Segundo dados de 2009, a Marinha tem 59, 6 mil militares em suas fileiras.

Marinha do Brasil

Os membros da Marinha ainda celebram o Dia do Marinheiro, comemorado anualmente em 13 de dezembro.

Saiba mais sobre o Dia do Marinheiro

Amazônia Azul

Para conscientizar sobre a importância das águas brasileiras, a Marinha cunhou o termo "Amazônia Azul". Afinal, o tamanho das águas territoriais brasileiras é quase igual ao da Floresta Amazônica e da maior relevância para o futuro do país.

Origem do Dia da Marinha

Esta data é uma homenagem a primeira batalha naval representativa do Brasil: a Batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu em 11 de junho de 1865.

De acordo com a história, a esquadra da Marinha Brasileira, comandada pelo Almirante Barroso (1804-1882), combateu durante 8 horas contra os paraguaios, que tiveram as suas esquadras parcialmente destruídas. Após esta batalha, os paraguaios perderam a iniciativa e somente combatiam para defender-se.

Por sua atuação, o Almirante Barroso recebeu o título de Barão do Amazonas.

Dia da Marinha Brasileira
Dia da Marinha Brasileira

Dia da Marinha Brasileira nos próximos anos

11 de Junho de 2020 (Quinta)

11 de Junho de 2021 (Sexta)

11 de Junho de 2022 (Sábado)