1 de novembro

O Dia de Todos os Santos, 1 de novembro, comemora todos os santos que não têm uma data específica, para sejam lembrados pelo menos uma vez no ano, em reconhecimento ao fato de serem um exemplo de vida para as pessoas.

O Dia Mundial do Veganismo, 1 de novembro, celebra a consciência vegana, dando a conhecer ao mundo o que é ser vegano e o motivo pelo qual existem pessoas que aderem a esse estilo de vida.

2 de novembro 

O Dia de Finados (Feriado nacional), 2 de novembro, é dedicado aos entes falecidos, consistindo em um dia de recordação, oração e visita aos cemitérios. 

O Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, 2 de novembro, tem como objetivo conscientizar a humanidade acerca dos crimes cometidos contra jornalistas no desempenho das suas funções profissionais.

3 de novembro

O Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher, 3 de novembro, celebra a conquista do direito do voto feminino, o que aconteceu em 3 de novembro de 1930.

4 de novembro

O Dia do Oficial da Reserva (R/2), 4 de novembro, homenageia os oficiais da reserva, cuja data escolhida é a do nascimento do Patrono da Reserva, o Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima.

5 de novembro

O Dia Nacional da Língua Portuguesa, 5 de novembro, recorda o nascimento de Rui Barbosa, graças a sua dedicação à língua portuguesa.

O Dia da Cultura e da Ciência, 5 de novembro, tem o intuito de valorizar a cultura e a ciência, numa data que também foi escolhida em homenagem a Rui Barbosa que, em 1907, representou o Brasil de forma exemplar na Conferência de Haia.

O Dia do Designer Gráfico, 5 de novembro, presta homenagem a esses profissionais na data do nascimento do destacado designer brasileiro Aloísio Magalhães, responsável pela criação do logotipo da Petrobras, do desenho das notas de Cruzeiro Novo e do primeiro logo da Rede Globo.

O Dia do Radioamador, 5 de novembro, é uma homenagem aos radioamadores, cuja data coincide com a publicação do decreto que regulamentava os serviços de radiotelegrafia, que antes era clandestino.

O Dia do Protético, 5 de novembro, é reservado para lembrar o trabalho desempenhado pelo protético dentário de forma a reconhecer a importância dessa profissão.

O Dia do Técnico em Eletrônica, 5 de novembro, celebra essa profissão, e destaca a sua importância, na data da promulgação da lei que regulamenta a profissão de Técnico Industrial de nível médio no Brasil.

O Dia do Técnico Agrícola, 5 de novembro, é reservado para prestigiar o trabalho desses profissionais na data que coincide com a lei que dispõe sobre o exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio.

O Dia de Atenção Mundial para Tsunamis, 5 de novembro, visa conscientizar a humanidade sobre os riscos de tsunami. A data recorda a ocasião em que um homem, em 1854 no Japão, depois de ter reconhecido os sinais da aproximação de um tsunami, conseguiu salvar várias vidas com um sistema de alerta improvisado.

6 de novembro

O Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil, 6 de novembro, comemora a Sociedade Amigos da Marinha na data do nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que foi o responsável pela criação dessa sociedade.

O Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado, 6 de novembro, visa conscientizar a humanidade acerca dos impactos ambientais que ocorrem em decorrência dos conflitos.

7 de novembro

O Dia do Radialista, 7 de novembro, valoriza a importância do radialista, numa data que homenageia Ary Barroso, no dia do seu nascimento. Radialista e compositor, é de Ary Barroso a composição de Aquarela do Brasil.

8 de novembro

O Dia do Radiologista, 8 de novembro, reconhece a importância desse profissional e recorda o primeiro dia de experiências do físico Wilhehm Conrad Roentgen, em 1895, que levaram à descoberta do Raio-X.

O Dia Mundial do Urbanismo, 8 de novembro, convida as pessoas a refletirem sobre as soluções de planejamento das cidades. Instaurada em Buenos Aires em 1934, desde 1949 faz parte do calendário da ONU - Organização das Nações Unidas.

9 de novembro

O Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo, 9 de novembro, visa mobilizar a humanidade a lutar contra os crimes de ódio, e recorda o episódio histórico, em 9 de novembro de 1938, que ficou conhecido como "Noite dos cristais".

O Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais, 9 de novembro, visa reconhecer a importância dos clubes esportivos sociais e foi instituída em 2010 através de lei federal.

O Dia do Hoteleiro, 9 de novembro, visa valorizar todos os profissionais que trabalham no setor hoteleiro e recorda a data da realização do primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

10 de novembro

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, 10 de novembro, é dedicado a informar as pessoas acerca dos desenvolvimentos científicos em prol da paz. A data visa valorizar os profissionais envolvidos nessa área profissional.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 10 de novembro, alerta para os problemas vividos pela população que não ouve ou ouve com dificuldade, trazendo a oportunidade de pensar em melhorias na qualidade de vida dessas pessoas. É também uma oportunidade para alertar para a prevenção à surdez.

O Dia Nacional do Trigo, 10 de novembro, comemora a existência e a importância de um dos alimentos mais consumidos no mundo, na verdade, o segundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). 

11 de novembro

O Fim da Primeira Guerra Mundial, 11 de novembro, é a data histórica que assinala a rendição alemã, quando foi assinado o armistício entre a Alemanha e os Aliados que deu fim à Primeira Guerra Mundial (28 de julho de 1914 - 11 de novembro de 1918).

12 de novembro

O Dia do Diretor de Escola, 12 de novembro, comemora o trabalho desse profissional que nem sempre é lembrado na educação, mas que exerce um papel fundamental para o bom desempenho dos estabelecimentos de ensino.

O Dia nacional do inventor, 12 de novembro, é uma recordação que presta homenagem a Santos Dumont. Nesse mesmo dia, em 1906, o "14 Bis" voou 220 metros num tempo recorde de 21,5 segundos.

O Dia Mundial do Hip Hop, 12 de novembro, assinala a fundação, em 1973, da ONG Zulu Nation, que através do hip hop mobilizava os jovens mantendo-os longe da criminalidade em Nova Iorque. É uma oportunidade de dar as pessoas a conhecer um pouco mais sobre essa cultura popular.

O Dia dos Supermercados, 12 de novembro, comemora a importância dos supermercados e também das pessoas que nele trabalham. A data recorda a regulamentação da profissão de supermercadista no Brasil.

O Dia da Indústria Automobilística, 12 de novembro, celebra a indústria automobilística, marcando a sua importância para o desenvolvimento do nosso país.

O Dia Mundial da Pneumonia, 12 de novembro, tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção da doença que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma das principais causas de morte em crianças pequenas.

O Dia Internacional da Qualidade, 12 de novembro (data móvel), é comemorada na segunda quinta-feira de novembro, e destaca a importância da qualidade para o desempenho das empresas.

14 de novembro

O Dia Nacional da Alfabetização, 14 de novembro, é uma comemoração que tem como objetivo valorizar a alfabetização. Ela assinala a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o que aconteceu em 1930.

O Dia do Bandeirante, 14 de novembro, celebra os primeiros homens a desbravar o sertão brasileiro e a dilatar as fronteiras do Tratado de Tordesilhas.

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a prevenção e tratamento da doença, bem como, sobre os desafios enfrentados pelas pessoas diabéticas.

15 de novembro

A Proclamação da República (Feriado nacional), 15 de novembro, recorda o dia em que o regime republicado foi instaurado no Brasil, em 1889, tendo à frente o homem que se tornaria o primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca.

O Dia do Esporte Amador, 15 de novembro, lembra a importância do esporte, que traz diversos benefícios para a vida das pessoas.

O Dia do Joalheiro, 15 de novembro, lembra a importância desse profissional, que também é um artista, pois desde há muitos anos tinha a função de ornamentar a realeza, distinguindo o seu poder mediante a sofisticação das joias que utilizavam.

O Dia Nacional da Umbanda, 15 de novembro, celebra essa religião afro-brasileira, recordando a data do seu surgimento, em 1908, quando um jovem incorporou o Caboclo das Sete Encruzilhadas e solicitou que fosse criada a nova religião.

O Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus Familiares, 15 de novembro (data móvel), é comemorado no terceiro domingo de novembro e homenageia todas as pessoas que faleceram, que se acidentaram ou que sofreram alguma consequência grave em decorrência de acidentes de trânsito. A data também tem como objetivo alertar para os cuidados necessários à prevenção desse tipo de acidente.

16 de novembro

O Dia Internacional da Tolerância, 16 de novembro, tem como objetivo reforçar a necessidade de estabelecer a compreensão entre as pessoas para que no futuro ninguém sofra qualquer tipo de preconceito.

O Dia Nacional de Atenção à Dislexia, 16 de novembro, tem como objetivo informar as pessoas sobre o que é dislexia e, ao mesmo tempo, conscientizá-las sobre a importância do seu diagnóstico e tratamento.

O Dia Nacional da Amazônia Azul, 16 de novembro, celebra e homenageia o território marítimo do nosso país. A data tem o intuito de levar as pessoas a refletirem na importância da preservação das águas.

O Dia Nacional dos Ostomizados, 16 de novembro, é dedicado à reflexão das dificuldades pelas quais passam diariamente as pessoas que precisaram desse tipo de intervenção cirúrgica, muitas vezes vítimas de preconceito.

O Dia do Não Fumar, 16 de novembro, traz uma oportunidade para levar as pessoas a refletirem sobre os malefícios do tabaco, bem como é um incentivo para que os fumantes esforcem-se para abandonar o vício de fumar.

17 de novembro

O Dia da Criatividade, 17 de novembro, sinaliza a importância da criatividade na vida de todos, tanto no campo pessoal como no profissional. Ser criativo pode abrir vários horizontes e pode, inclusive, motivar invenções.

O Dia Internacional dos Estudantes, 17 de novembro, é uma homenagem a estudantes tchecoslovacos que, na Segunda Guerra Mundial, fizeram frente aos nazistas na invasão do seu país.

O Dia Mundial da Prematuridade, 17 de novembro, reforça a necessidade de se pensar sobre a prematuridade, de forma a tentar reduzir o número de bebês prematuros que nascem todos os anos no mundo.

O Dia Nacional de Combate à Tuberculose, 17 de novembro, tem como objetivo alertar a população para a importância dos cuidados para prevenir a doença, bem como transmitir orientações acerca do seu tratamento.

18 de novembro

O Dia Nacional de Combate ao Racismo, 18 de novembro, reforça a necessidade de lutar contra a discriminação racial, tendo como objetivo promover a harmonia entre todos, independentemente da sua raça.

O Dia do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro, é uma homenagem a todos os profissionais que trabalham no aconselhamento tutelar, os quais prestam um serviço essencial para a comunidade.

O Dia Nacional do Notário e do Registrador, 18 de novembro, parabeniza os profissionais da área, reconhecendo a importância das suas funções para efeitos de cidadania.

O Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, 18 de novembro (data móvel), é comemorado na terceira quarta-feira de novembro e traz a oportunidade de orientar as pessoas para a prevenção e tratamento dessa doença.

19 de novembro

O Dia da Bandeira, 19 de novembro, celebra a nossa bandeira, um dos símbolos nacionais do Brasil, recordando o dia em que a bandeira desenhada após a Proclamação da República tornou-se oficial.

O Dia Internacional do Homem,19 de novembro, é dedicada à reflexão sobre o bem-estar dos homens e os princípios da igualdade de gêneros.

O Dia Mundial do Vaso Sanitário, 19 de novembro, sinaliza a importância do saneamento básico, através do qual muitas doenças podem ser prevenidas. 

O Dia Mundial da Filosofia, 19 de novembro (data móvel), é celebrado na terceira quinta-feira de novembro e tem como objetivo destacar a importância da filosofia no desenvolvimento do pensamento humano.

20 de novembro

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, é uma homenagem ao líder Zumbi dos Palmares, que morreu no dia 20 de novembro de 1695 lutando contra a escravidão.

O Dia do Biomédico, 20 de novembro, é uma homenagem a esses profissionais de saúde, recordando a data da regularização da biomedicina no País.

O Dia Universal da Criança, 20 de novembro, tem o intuito de felicitar as crianças e lembrar as pessoas da importância de assegurar os princípios para que elas cresçam felizes. A data recorda o dia da assinatura da Declaração Internacional dos Direitos da Criança, o que aconteceu em 1989.

O Dia da Industrialização da África, 20 de novembro, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade e os desafios inerentes à industrialização da África.

O Dia do Auditor Interno, 20 de novembro, homenageia os profissionais que trabalham em auditoria interna, na data que recorda a fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, em 1960.

21 de novembro

O Dia Nacional da Homeopatia, 21 de novembro, traz a oportunidade de dar a conhecer as pessoas os benefícios da homeopatia, numa data que recorda a chegada desse tratamento ao Brasil, em 1840.

O Dia Mundial da Saudação, 21 de novembro, celebra a importância da saudação em benefício da paz mundial. A data foi criada em 1973.

O Dia Mundial da Televisão, 21 de novembro, celebra a importância da televisão para a comunicação; uma data que consta no calendário da Organização das Nações Unidas. O Brasil também comemora o Dia nacional da televisão em 11 de agosto, por esse ser o dia de Santa Clara de Assis, padroeira da televisão.

O Dia Nacional de Combate ao Dengue, 21 de novembro (data móvel), é celebrado no penúltimo sábado de novembro e tem como principal objetivo reforçar o compromisso das pessoas na prevenção da dengue.

22 de novembro

O Dia do Músico, 22 de novembro, homenageia os profissionais da música no mesmo dia em que se comemora Santa Cecília, que é a padroeira dos músicos.

O Dia da Comunidade Libanesa no Brasil, 22 de novembro, tem como intuito reconhecer e valorizar a contribuição da cultura libanesa, bem como dar destaque às personalidades libanesas residentes no País.

23 de novembro

O Dia do Engenheiro Eletricista, 23 de novembro, lembra a importância desse profissional no dia que recorda a fundação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, em 1913.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, 23 de novembro, tem entre os seus principais objetivos a promoção da discussão acerca das necessidades das crianças e adolescentes acometidas pelo câncer, bem como a difusão dos avanços científicos relacionados à doença.

25 de novembro

O Dia do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, presta homenagem a todos os doares voluntários de sangue, além do que visa conquistar mais doadores através de campanhas promovidas nesse dia.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, assinala a luta das mulheres contra a violência, numa data que homenageia três irmãs que lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana e, por isso, foram assassinadas a mando de um ditador do seu país.

O Dia da Baiana de Acarajé, 25 de novembro, visa valorizar a importância cultural das mulheres que vendem acarajé, especialidade gastronômica africana tradicional na Bahia.

O Dia da Madrinha, 25 de novembro, é uma homenagem às madrinhas, que geralmente são escolhidas pelos pais para acompanhar as crianças no Batismo e também para partilhar os momentos mais importantes ao longo da sua vida.

26 de novembro

O Dia Mundial de Ação de Graças, 26 de novembro (data móvel), é comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Muito tradicional especialmente nos Estados Unidos e no Canadá, é um dia reservado para agradecer as coisas boas recebidas ao longo do ano.

27 de novembro

O Dia do Técnico de Segurança no Trabalho, 27 de novembro, lembra a importância desse profissional e, por isso, presta-lhe homenagem. A data coincide com a lei que dispõe sobre a profissão.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, visa conscientizar as pessoas sobre o câncer, principalmente alertando para as suas formas de prevenção.

O Dia de Nossa Senhora das Graças, 27 de novembro, celebra a aparição da santa para uma noviça na França, em 1830. Conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, o uso da medalha foi orientado aquando da sua aparição à noviça.

O Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, 27 de novembro, tem como objetivo informar as pessoas sobre a doença, buscando conscientizá-la para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de um dos tipos de câncer que mais acomete pessoas no mundo.

A Black Friday, 27 de novembro (data móvel), é comemorada um dia depois do Dia de Ação de Graças. Trata-se de um dia em que, aproveitando os descontos feitos nessa ocasião, muitas pessoas se adiantam para comprar os presentes de Natal.

28 de novembro

O Dia do Soldado Desconhecido, 28 de novembro, é uma homenagem aos soldados que, mortos em defesa da pátria, não tiveram seus corpos identificados e, assim, não tiveram a oportunidade de ter um funeral digno.

29 de novembro

O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina, 29 de novembro, clama pela reflexão da humanidade acerca da Palestina, que há anos vive em tensão em decorrência da disputa pela posse de território, e já fez milhares de mortos.

30 de novembro

O Dia de Celebração da Amizade Brasil-Argentina, 30 de novembro, recorda o encontro, em 1985, dos presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina, que propiciou a criação do Mercosul.

O Dia do Evangélico, 30 de novembro, recorda o encontro, em 1985, dos presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina, que propiciou a criação do Mercosul.

A Cyber Monday, 30 de novembro (data móvel), é comemorada na segunda-feira após o Dia de Ação de Graças. A data propicia as compras online na medida em que há uma ampla oferta de descontos.

Leia também: Feriados de novembro