Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Fuzileiro Naval

Próximo 7 de Março de 2020 (Sábado)

O Dia do Fuzileiro Naval é comemorado em 7 de março no Brasil.

A criação desta data é uma homenagem à chegada da Brigada Real da Marinha Portuguesa (que deu origem ao Corpo dos Fuzileiros Navais do Brasil) em terras brasileiras, precisamente no Rio de Janeiro, em 7 de março de 1808.

A Brigada Real da Marinha acompanhou a Família Real Portuguesa quando esta migrava para o Brasil para se proteger das ameaças de invasão de Napoleão Bonaparte.

O que são fuzileiros navais?

Os fuzileiros navais são militares. O termo "fuzileiro" é uma referência ao fuzil, espingarda usada pelos soldados, que por esse motivo passaram a ser chamados de fuzileiros.

O Corpo dos Fuzileiros Navais, parte integrante da Marinha do Brasil, é responsável pela segurança do país de ameaças vindas do mar.

No entanto, estes grupos de militares também são treinados para combaterem em terra, sendo apelidados de “anfíbios”, por estarem aptos a se adaptar às condições de ambos os ambientes (terra e água).

Fuzileiros navais em osição de ataque com helicóptero

Mensagem para o Dia do Fuzileiro Naval

Corajosos guerreiros das águas, que protegem nossas fronteiras marítimas com atenção e paixão pela nossa querida Pátria! Obrigado pelo vosso trabalho!

Fuzileiros navais, obrigado por fazerem nossa Nação dormir em paz! Temos muito orgulho do vosso trabalho, que além de proteger o País, também ajuda em acordos de paz em todo o mundo!

Dia do Fuzileiro Naval
Dia do Fuzileiro Naval

Dia do Fuzileiro Naval nos próximos anos

07 de Março de 2021 (Domingo)

07 de Março de 2022 (Segunda)

07 de Março de 2023 (Terça)