Junho é o mês que antecede as férias escolares, apresenta o ponto facultativo de Corpus Christi e festas importantes da nossa cultura, como o São João e a Festa de Bumba Meu Boi.

Datas para comemorar na escola em junho:

  • Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho
  • Dia Nacional da Reciclagem, 5 de junho
  • Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho
  • Dia Nacional da Imunização, 9 de junho
  • Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho
  • Corpus Christi (60 dias após o Domingo de Páscoa), 16 de junho de 2022
  • Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho
  • Dia Mundial do Desporto Olímpico, 23 de junho
  • Início do inverno, 21 de junho de 2022
  • Dia de São João, 24 de junho
  • Dia Nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho

Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho. Trata-se de uma data para promover a conscientização para preservação dos recursos naturais e alertar sobre os problemas ambientais e o impacto das atividades humanas ao meio ambiente.

Esta data foi escolhida porque em 5 de junho de 1972 ocorreu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conhecida como a Conferência de Estocolmo. No Brasil, também é comemorado nos primeiros dias de junho a Semana do Meio Ambiente.

Sugestão de atividade: plantando uma árvore

Escolher um local no espaço escolar ou em praças e canteiros, sob autorização da prefeitura, para plantar mudas é uma atividade de cuidado com o ambiente.

Trata-se de uma oportunidade para falar sobre os ciclos da natureza e a importância das florestas para evitar a erosão do solo, regular o clima, captar carbono da atmosfera e produzir oxigênio.

Os alunos assim poderão acompanhar o crescimento de suas árvores e ver os estágios da vida vegetal.

Dia Nacional da Reciclagem, 5 de junho

O Dia Nacional da Reciclagem é celebrado em 5 de junho e visa promover a redução de lixo, reciclagem e reutilização de materiais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), no planeta são produzidos mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos por ano.

O principal intuito da data comemorativa é capacitar a população para o descarte consciente e apresentar a reciclagem como alternativa para diminuir a quantidade de lixo e preservar o meio ambiente.

Sugestão de atividade: dando vida ao lixo

Utilizando materiais recicláveis, como plástico, vidro, papelão, madeira e papel, é possível criar vários brinquedos e artigos de decoração.

Por exemplo, um jogo de xadrez pode ser feito com tabuleiro de papelão e peças de tampinhas de refrigerante.

Outras sugestões são: cofrinho de garrafa pet, casinha de boneca com papelão, vasos de plantas com garrafas plásticas e lembrancinhas de festa com caixa de fósforo.

Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho e visa conscientizar a população sobre a importância dos mares para o equilíbrio do planeta e preservação da vida.

Para se ter uma ideia da importância, os oceanos são os verdadeiros pulmões do mundo, pois as algas produzem mais de 50% do oxigênio que nós seres vivos precisamos para respirar. Além disso, regulam o clima da Terra e sem eles a temperatura terrestre ultrapassaria 100 ºC.

Sugestão de atividade: preservando a vida marinha

Uma atividade interessante para educação ambiental, é aprender sobre impacto do lixo descartado no mar e como isso afeta a vida marinha.

Se a escola está situada perto de uma praia, os alunos poderiam participar de uma coleta de lixo na praia, ou conhecer projetos relacionados com a preservação de animais marinhos em risco de extinção.

Dia Nacional da Imunização, 9 de junho

O Dia Nacional da Imunização é celebrado anualmente em 9 de junho com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância de se vacinar.

Devido ao sistema de vacinação no Brasil, o país foi capaz de controlar e evitar novos casos de doenças, como varíola e poliomielite.

Sugestão de atividade: como as vacinas protegem?

Para que os alunos saibam como são feitas as vacinas e como elas atuam no corpo humano para prevenir doenças, convide um representante da área de saúde do município para falar sobre isso.

Também, pode-se distribuir panfletos e informações sobre o calendário nacional da vacinação para que os conhecimentos adquiridos em sala de aula sejam transmitidos para as famílias.

Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho

O Dia Internacional do Doador de Sangue em 14 de junho é uma oportunidade de agradecer aos doadores, além de conscientizar e incentivar aos que ainda não são a realizarem doações.

Doar sangue salva vidas, pois esse fluido corporal não pode ser produzido artificialmente e precisa de pessoas com o tipo sanguíneo compatível para transfusão. Cirurgias e muitos outros procedimentos médicos precisam de sangue para auxiliar no tratamento de doentes.

A doação de sangue pode ser feita por pessoas de 16 a 69 anos, com mais de 50 kg e em boas condições de saúde.

Sugestão de atividade: doar sangue é um ato de amor

A escola pode solicitar panfletos e informações para a secretária de saúde sobre os pré-requisitos para doar sangue e onde pode ser feito na cidade. 

Com isso, os alunos informariam aos seus familiares sobre as campanhas de doação de sangue no município.

Corpus Christi, 16 de junho de 2022

Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, é um ponto facultativo no país e feriado nos municípios que assim determinam. A data faz referência ao sacramento da Eucaristia, simbolizando a última ceia de Jesus Cristo antes da crucificação.

A celebração faz parte do calendário festivo da Igreja Católica desde o século XIII e sempre ocorre numa quinta-feira cerca de 60 dias depois da Páscoa.

Sugestão de atividade: conhecendo o significado da festividade

No ensino religioso, os alunos podem entender o motivo da comemoração fazer parte do calendário oficial do país, a origem da festividade, os elementos que fazem parte dela, como é comemorada e sua importância. 

O Brasil é o país com o maior número de católicos no mundo. Segundo o último censo do IBGE realizado em 2010, dos 86,8% dos brasileiros cristãos 64,6% se declararam católicos.

Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de junho, em referência aos registros feitos por Afonso Segreto em 1898 da sua chegada à Baía de Guanabara através de uma máquina cinematográfica. As imagens gravadas naquele dia são utilizadas como início da filmografia em território brasileiro.

Sugestão de atividade: visita ao cinema

Ir ao cinema é visto como uma atividade de lazer, mas alguns alunos podem ainda não ter essa experiência. Por isso, uma visita ao cinema para assistir um filme e entender como funciona uma sala de exibição de filmes pode ser uma atividade descontraída e que traz conhecimento.

Caso não disponham de um cinema na cidade ou em local próximo, os alunos podem assistir filmes que demonstram a evolução do cinema brasileiro e das produções que marcaram a história.

Dia Mundial do Desporto Olímpico, 23 de junho

O Dia Mundial do Desporto Olímpico, também chamado de Dia Olímpico, comemora em 23 de junho a criação do Comitê Olímpico Internacional, fundado nesta data em 1894.

O Desporto Olímpico é formado por mais de 40 modalidades de esportivas que são disputados nos jogos olímpicos de verão e inverno por atletas representantes de cada país.

São exemplos de esportes olímpicos: atletismo, ginástica, natação, voleibol, triatlo, ciclismo, hipismo, saltos ornamentais, tênis, hóquei, patinação e futebol.

Em 23 de junho também é comemorado o Dia do Atleta Olímpico.

Sugestão de atividade: praticando esportes olímpicos

No ensino da educação física, o professor pode aproveitar a data para apresentar os esportes olímpicos, as regras execução e como é feita a avaliação do júri.

Com isso, será possível promover o trabalho em equipe, a autoconfiança e a ética com competições entre os alunos. Também, estimular a prática de exercícios físicos e demonstrar sua importância para uma vida mais saudável.

Início do Inverno, 21 de junho de 2022

O inverno é a estação que ocorre após o outono e antes da primavera. No Brasil e no restante do Hemisfério Sul, o início do inverno austral acontece entre 20 e 21 de junho.

Essa estação do ano é caracterizada por dias mais curtos e noites mais longas, além de apresentar dias mais frios do ano pela queda de temperatura. A forma que a estação é sentida no território brasileiro varia de uma região para outra.

Enquanto no sul do país é comum nevar no inverno, em outras regiões o volume de chuvas aumenta consideravelmente. O inverno termina em 22 ou 23 de setembro com o equinócio de primavera.

Sugestão de atividade: movimento da Terra e o solstício de inverno

O início das estações do ano está relacionado com o movimento da Terra em torno de Sol e, consequentemente, de eventos astronômicos chamados de solstícios e equinócios.

Sendo assim, os alunos podem aprender como o solstício de inverno ocorre e porque ele determina o início da estação no mês de junho.

Apresentar vídeos que ilustrem a posição do planeta em relação ao Sol e a diferença entre a incidência dos raios solares nos hemisférios norte e sul nesse mês os ajudarão a entender as características da estação.

Dia de São João, 24 de junho

O Dia de São João celebrado em 24 de junho é uma das festas juninas. Comidas típicas, danças e brincadeiras marcam a comemoração do “Santo Festeiro”, uma das maiores tradições da cultura brasileira.

Outras datas que comemoram santos juninos são: Santo Antônio, em 13 de junho, e São Pedro, em 29 de junho.

Sugestão de atividade: arraiá na escola

Para um clima de descontração e diversão entre os alunos, a escola pode organizar a festa de São João.

Para a decoração é possível utilizar bandeiras, balões e fogueiras confeccionadas pelos próprios alunos.

Montar mesas de comidas típicas, organizar brincadeiras tradicionais, como pescaria e correio-elegante, trarão mais diversão para esse momento. O ápice do evento pode ser a apresentação de uma quadrilha na festividade.

Veja também: Brincadeiras para animar o São João

Dia Nacional do Bumba Meu Boi, 30 de junho

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi comemorado em 30 de junho celebra esse personagem folclórico popular principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. Outros nomes que a figura recebe no país são: Boi Bumbá, Boi de Mamão, Boi Surubi e Boi de Reis.

Trata-se de um símbolo da cultura brasileira, que foi nomeado patrimônio cultural imaterial da humanidade desde 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As festas do bumba meu boi são manifestações populares do país que unem músicas, desfiles e brincadeiras. Uma das mais conhecidas ocorre no Amazonas: o festival folclórico do Boi Bumbá em Parintins, que é realizado desde 1965.

Sugestão de atividade: arte folclórica com Bumba meu boi

Para estimular os alunos a conhecerem mais os elementos da cultura brasileira, pode-se confeccionar a fantasia de bumba meu boi e realizar uma encenação lúdica da festividade do auto do boi com seus personagens.

São exemplos de elementos que fazem parte da dramatização: músicos, dono da fazenda, casal, vaqueiros, índios e o público, que é chamado de brincantes.

Leia também:

Calendário de junho 2022

Datas comemorativas escolares