Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Daniel Comboni

Próximo 10 de Outubro de 2018 (Quarta-feira)

O Dia de São Daniel Comboni é comemorado em 10 de outubro.

Esta data é uma homenagem ao chamado “Pai dos Negros”, um missionário e sacerdote italiano que dedicou a sua vida na luta pela evangelização e cuidado do povo africano .

Daniel Comboni (1831 – 1881) nasceu numa família bastante humilde e cristã, na pequena cidade de Limone sul Garda, na Itália.

Após concluir os seus estudos em filosofia e teologia, e ser ordenado sacerdote, partiu para o Sudão, na África. Lá, Daniel sentiu na pele a extrema dificuldade que o povo africano passava e decidiu ajudá-los.

Em 1867, esse missionário fundou o Instituto para as Missões na África, hoje conhecido como Missionários Combonianos.

Pouco depois de se tornar Bispo, ordenou um antigo escravo o primeiro sacerdote africano da África Central.

Faleceu na capital do Sudão – Cartum – em 10 de outubro de 1881 (com 50 anos de idade). No momento de sua morte, Comboni abençoou os seus companheiros com a seguinte frase: “não temais; eu morro, mas a minha obra não morrerá”.

O papa João Paulo II declarou Daniel Comboni santo em 5 de outubro de 2003, no entanto a sua festa litúrgica é celebrada em 10 de outubro por ser a data de falecimento de São Daniel Comboni.

Oração a São Daniel Comboni

“Deus de bondade, que chamaste Daniel Comboni para levar aos povos sofredores do continente africano sua mensagem de amor, dai-nos encontrar nos sofredores que estão à nossa volta o rosto do vosso filho Jesus Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.”

Dia de São Daniel Comboni
Dia de São Daniel Comboni

Dia de São Daniel Comboni nos próximos anos

10 de Outubro de 2019 (Quinta)

10 de Outubro de 2020 (Sábado)

10 de Outubro de 2021 (Domingo)