Nesse espaço, você poderá conhecer o motivo das principais datas comemorativas do Brasil e como cada tema pode ser explorado de uma forma descontraída na sala de aula.

Datas comemorativas de janeiro

Confraternização Universal (1 de janeiro)

A Confraternização Universal é o primeiro dia do calendário, marcado pela reunião de pessoas para dar as boas-vindas ao novo ano que se inicia.

Atividade: Comemorando um novo ciclo

Embora o calendário escolar inicie bem depois da data, utilize o seu conceito para a comemoração de um novo ciclo letivo entre os alunos.

Estimule a interação entre eles, principalmente se novos integrantes chegaram, assim como o diálogo sobre suas expectativas para esse ano.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de fevereiro

Carnaval (25 de fevereiro, em 2020)

O Carnaval é uma data móvel e em 2020 acontece em 25 de fevereiro. Trata-se de uma das maiores festas do país, sendo reconhecida mundialmente.

Atividade: Conhecendo o carnaval no mundo

Faça uma atividade de pesquisa, separe grupos para criarem uma apresentação sobre como o Carnaval é comemorado em diferentes países.

Não esqueça de abordar as diferenças entre as regiões do país, por exemplo, ritmos musicais, figuras carnavalescas e a importância na cultura brasileira.

Dia do Livro Didático (27 de fevereiro)

O Dia do Livro Didático comemora a existência dessa importante ferramenta no aprendizado dos alunos e desenvolvimento educacional na escola.

Atividade: Cuidando do meu livro

Estimule os alunos a preservarem o material escolar. Os livros podem ser reaproveitados e, por isso, é importante mantê-los em boas condições.

Ajude-os a confeccionar capas para proteger os livros e criar marcadores para facilitar o acesso à informação enquanto o estiverem utilizando.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de março

Dia Internacional da Mulher (8 de março)

O Dia Internacional da Mulher é uma data que relembra a história de luta por direitos e celebra as conquistas das mulheres na sociedade. 

Atividade: Mulheres que eu admiro

Convide os alunos a falarem sobre uma mulher que admiram e como ela faz a diferença em sua vida ou na sociedade.

Incentive-os a reconhecer o esforço dessas mulheres seja pessoalmente, se escolherem alguém próximo, ou pelas redes sociais, demonstrando sua admiração.

Dia da Escola (15 de março)

O Dia da Escola é uma data para comemorar a existência dessa instituição responsável pela preparação educacional e desenvolvimento dos alunos.

Atividade: Valorizando as escolas

Para valorizar as instituições, peça para os alunos conversarem com seus pais sobre como era a escola quando eles estudavam e curiosidades da época.

Em sala de aula, durante a troca de informações, aproveite para falar sobre como surgiram as escolas no Brasil, bem como a história da escola que eles estudam.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de abril

Páscoa (12 de abril, em 2020)

A Páscoa é uma das principais datas comemorativas do cristianismo, cujo intuito é celebrar a ressurreição de Jesus Cristo.

Atividade: Reflexão sobre a Páscoa

Convide alguém para palestrar sobre o tema em comemoração à festividade, recordando seu verdadeiro significado e trazendo uma mensagem de reflexão.

Estimule também os alunos a realizarem uma atividade artística, como uma dramatização ou um jogral, que relembre os fatos sobre a ressurreição de Cristo.

Descobrimento do Brasil (22 de abril)

O Descobrimento do Brasil é a data comemorativa que relembra a chegada dos portugueses ao território nacional em 22 de abril de 1500.

Atividade: Descobrindo nossa história

Contextualize a chegada em terras brasileiras com as Grandes Navegações. Utilize imagens que retratem o primeiro contato dos portugueses com os índios.

Explore as teorias existentes sobre o tema e contraste a forma de viver dos indígenas com a influência de Portugal e de outros povos que povoaram o território.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de maio

Dia do Trabalho (1 de maio)

O Dia do Trabalho é um feriado nacional em diversos países para homenagear os trabalhadores e a conquista de direitos ao longo da história. 

Atividade: Feira de profissões

Estimule os alunos a pensar qual profissão eles pretendem seguir, assim poderão analisar o que mais os atraem na profissão, quais suas expectativas e desafios.

Ao compartilhar suas descobertas com os colegas, será possível discutir o papel do trabalhador em diferentes funções na sociedade.

Dia das Mães (10 de maio, em 2020)

O Dia das Mães celebra a importância das mães na família, em uma data especial de agradecimento criada para homenagear a maternidade na sociedade.

Atividade: Homenagem para as mães

Organize a compra de rosas para que cada aluno volte para casa com uma para entregar a sua mãe, ou alguém que represente a figura materna para ele.

Estimule a afetividade nesse dia e convide-os a escreverem uma mensagem de amor e agradecimento em um cartão para entregar juntamente com o presente.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de junho

São João (24 de junho)

O Dia de São João comemora o dia atribuído ao nascimento do santo, conhecido como "Santo Festeiro”. As festas juninas são um tradicional festejo do país.

Atividade: Festa de São João

Realize uma festa na escola em que todos os alunos possam participar. Estimule a cooperação para organização da decoração e confecção de comidas típicas.

Utilize também brincadeiras que possam contar com a interação de todos. Veja aqui algumas sugestões: Brincadeiras para animar o mês de São João.

Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data comemorada desde 1972 para ressaltar a importância do meio ambiente e a necessidade de preservação.

Atividade: Reciclagem

Aborde a importância da reciclagem para que materiais sejam reaproveitados e como deve ser feita o descarte correto com a coleta seletiva.

Convide uma cooperativa que trabalha com reciclagem para apresentar o trabalho deles aos alunos e mostrar o que pode ser feito com algo que seria descartado.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de julho

Dia do Amigo (20 de julho)

O Dia do Amigo é um dia utilizado mundialmente para reconhecer a importância da amizade e celebrar a fraternidade entre as pessoas.

Atividade: Conversa entre amigos

Realize um sorteio para que duplas realizem a atividade. Através da conversa, estimule-os a descobrir algo que tem em comum e em que são diferentes.

Instigue-os a falar sobre o que é amizade, qual a importância de ter amigos, quais os benefícios do diálogo e porque é necessário respeitar as diferenças. 

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de agosto

Dia dos Pais (9 de agosto, em 2020)

O Dia dos Pais é uma data comemorativa com demonstrações de carinho e agradecimento dadas pelos filhos para homenagear os pais.

Atividade: Divertindo-se com o papai

Peça para que os alunos tragam um registro de uma atividade sendo realizada com seus pais, ou alguém que represente a figura paterna para eles.

Eles utilizarão a fotografia para conversar sobre o que mais gostam de fazer com os pais e escreverão uma mensagem no verso para presenteá-los.

Dia do Estudante (11 de agosto)

O Dia do Estudante é comemorado desde 1927 para celebrar a fase de dedicação aos estudos e busca do conhecimento.

Atividade: Gincana Estudantil

Para o dia do estudante, realize uma gincana em que todos os alunos possam participar em um dia descontraído e de comemoração.

Realize provas de perguntas e respostas ou dinâmicas de grupo. Ao final, distribua uma lembrancinha com uma mensagem parabenizando pelo seu dia.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de setembro

Dia da Independência do Brasil (7 de setembro)

O Dia da Independência do Brasil celebra a emancipação e afastamento de Portugal, quando em 7 de setembro de 1822 foi dado o "Grito do Ipiranga".

Atividade: Desfile cívico

Estimule os alunos a participarem dos desfiles cívicos na sua cidade, seja desfilando ou assistindo juntamente com os pais e a comunidade.

Mostre-os os símbolos nacionais na sala de aula, convide-os a confeccionar faixas e cartazes que chamem a atenção sobre questões ligadas à cidadania.

Dia da Árvore (21 de setembro)

O Dia da Árvore é utilizado para celebrar esse símbolo da natureza e conscientizar sobre a importância 

Atividade: Plantando uma árvore

Se houver espaço na escola, prepare uma atividade para que os alunos possam plantar mudas de plantas ou cuidar de um jardim do local.

Caso exista na sua cidade, você também pode organizar um passeio até uma área de preservação ambiental e mostrar a diversidade da vegetação nativa.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de outubro

Dia do Professor (15 de outubro)

O Dia do Professor é o dia de homenagear esse profissional essencial e tão importante para transformar a nossa sociedade por meio da educação.

Atividade: Homenagem ao professor

Para esse dia, nada melhor do que ser ter seu trabalho reconhecido. Por isso, cada turma deve preparar uma homenagem para seus mestres.

Criação de vídeos e mensagens de agradecimento são sugestões para marcar esse dia. Inspire-se aqui, conhecendo bons motivos para ser professor

Dia das Bruxas (31 de outubro)

O Halloween, que é bastante comemorado nos Estados Unidos, Canadá e Irlanda, com o tempo, se tornou muito popular no mundo, inclusive no Brasil.

Atividade: Festa à fantasia

Deixe que os alunos soltem a imaginação e organizem a decoração da festa, além disso, que tal um concurso de fantasias?

Fale sobre a história da data, porque ele faz parte da cultura de alguns países e como se relaciona com o Dia de Finados no nosso calendário.

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de novembro

Proclamação da República (15 de novembro)

O Dia da Proclamação da República ocorreu em 1889, liderada por Marechal Deodoro da Fonseca, em um golpe de estado contra o Império.

Atividade: Conhecendo nossos presidentes

Realize um atividade de pesquisa com os alunos sobre quem foram os presidentes do país e como foram feitas as escolhas para o cargo.

Reforce o conhecimento da nossa história, foque nas características dos governos, duração, e, por fim, construa uma linha do tempo.

Dia da Consciência Negra (20 de novembro)

O Dia da Consciência Negra é uma data para reflexão da importância do povo e da cultura africana para o desenvolvimento do nosso país.

Atividade: Exibição de filme

Aproveite essa data para contar um pouco da história do país e da luta do povo negro contra a escravidão e problemas sociais, como o racismo.

Exiba um documentário ou filme que demonstre a importância da data. Veja uma lista com sugestões de filmes para refletir sobre o Dia da Consciência Negra.  

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula:

Datas comemorativas de dezembro

Dia da Família (8 de dezembro)

O Dia da Família celebra a instituição familiar e sua importância no desenvolvimento, proteção e educação dos indivíduos.

Atividade: Apresentando minha família

Peça para cada aluno trazer uma foto em que sua família está reunida e, com seu auxílio, confeccionarem uma árvore genealógica e exporem na sala de aula.

Aproveite a oportunidade para aproximar a família da escola. Envie uma mensagem em nome da instituição parabenizando-os nesse dia.

Natal (25 de dezembro)

O Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo e é tradicionalmente comemorado com a reunião das famílias, mesas fartas e troca de presentes.

Atividade: Teatro de Natal

Organize junto com os alunos um presépio que relembre o nascimento de Jesus. Os alunos irão se caracterizar e criar diálogos para uma dramatização.

Na sala de aula, aproveite para mostrar outros símbolos do Natal e como eles foram incorporados às culturas com o passar do tempo. 

Além dessas, veja outras datas que podem ser abordadas na sala de aula: