Calendário 2019 Feriados 2019

Dia do Samurai

Próximo 24 de Abril de 2019 (Quarta-feira)

O Dia Estadual do Samurai é comemorado em 24 de abril no território fluminense, de acordo com a lei estadual 8.294/19 de janeiro de 2019.

A data busca prestigiar a cultura oriental e valorizar a diversidade da população do Rio de Janeiro.

A determinação foi feita a partir de um projeto de lei do deputado Wanderson Nogueira e foi sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Vale lembrar que o Brasil possui um enorme contingente de descendentes de japoneses, vindos para o país desde o início do século XX, a fim de trabalhar nas lavouras de café. Por conta disso, a cultura nipônica é bastante forte em solo nacional.

A homenagem corresponde ao aniversário do sensei Jorge Kishikawa, mestre samurai e presidente do Instituto Cultural Niten. Tal instituição está presente no Rio de Janeiro desde 1993 e dedica-se a difundir os ensinamentos milenares da arte samurai e japonesa.

arte samurai
Jorge Kishikawa é um dos principais expoentes da arte samurai no Brasil

Wanderson Nogueira, autor do projeto, justifica da seguinte forma a importância dessa iniciativa:

O sensei Jorge Kishikawa, por meio do Instituto Cultural Niten, segue proporcionando ao Brasil e em especial ao povo Fluminense a oportunidade ímpar de autodesenvolvimento enquanto cidadãos, além da sempre benéfica prática de uma atividade que favorece o bem-estar do corpo e do espírito.

Dia do Samurai
Dia do Samurai

Dia do Samurai nos próximos anos

24 de Abril de 2020 (Sexta)

24 de Abril de 2021 (Sábado)

24 de Abril de 2022 (Domingo)