Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Samurai

Próximo 24 de Abril de 2020 (Sexta-feira)

O Dia Estadual do Samurai é comemorado em 24 de abril no território fluminense, de acordo com a lei estadual 8.294/19 de janeiro de 2019.

A data busca prestigiar a cultura oriental e valorizar a diversidade da população do Rio de Janeiro.

A determinação foi feita a partir de um projeto de lei do deputado Wanderson Nogueira e foi sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Vale lembrar que o Brasil possui um enorme contingente de descendentes de japoneses, vindos para o país desde o início do século XX, a fim de trabalhar nas lavouras de café. Por conta disso, a cultura nipônica é bastante forte em solo nacional.

A homenagem corresponde ao aniversário do sensei Jorge Kishikawa, mestre samurai e presidente do Instituto Cultural Niten. Tal instituição está presente no Rio de Janeiro desde 1993 e dedica-se a difundir os ensinamentos milenares da arte samurai e japonesa.

arte samurai
Jorge Kishikawa é um dos principais expoentes da arte samurai no Brasil

Wanderson Nogueira, autor do projeto, justifica da seguinte forma a importância dessa iniciativa:

O sensei Jorge Kishikawa, por meio do Instituto Cultural Niten, segue proporcionando ao Brasil e em especial ao povo Fluminense a oportunidade ímpar de autodesenvolvimento enquanto cidadãos, além da sempre benéfica prática de uma atividade que favorece o bem-estar do corpo e do espírito.

Dia do Samurai
Dia do Samurai

Dia do Samurai nos próximos anos

24 de Abril de 2021 (Sábado)

24 de Abril de 2022 (Domingo)

24 de Abril de 2023 (Segunda)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: