As datas comemorativas de abril compreendem datas históricas oportunas para melhorar os conhecimentos sobre a história do Brasil.

Além delas, abril traz outras datas que propiciam ao professor levantar algumas reflexões muito importantes para educarmos crianças e jovens mais conscientes sobre o seu papel na sociedade.

Datas para comemorar na escola em abril:

  • Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, 7 de abril
  • Páscoa, 17 de abril (data móvel)
  • Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato, 18 de abril
  • Dia do Índio, 19 de abril
  • Tiradentes, 21 de abril (feriado nacional)
  • Aniversário de Brasília, 21 de abril
  • Descobrimento do Brasil, 22 de abril
  • Dia da Terra, 22 de abril
  • Dia Nacional da Educação de Surdos, 23 de abril
  • Dia Nacional da Família na Escola, 24 de abril
  • Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl, 26 de abril

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, 7 de abril

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola é um dia de reflexão. A escola não pode deixar de aproveitar a oportunidade que esta data nos traz para contribuir numa causa tão importante, considerando as consequências desse tipo de violência.

Todos somos chamados para o combate contra o bullying. Crianças e jovens precisam crescer conscientes dos riscos de praticar e também de ser vítima de bullying.

Sugestão de atividade para o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

A temática pode ser abordada na educação infantil através de histórias. É importante dar a conhecer aos pais o que está sendo falado na escola, para que com a continuidade em casa, o trabalho se torne mais consistente e atinja melhores resultados.

O tema do bullying deve ser mais aprofundado conforme a maturidade das crianças. Por isso, recorrendo agora a histórias verídicas, inclusive a que deu origem à instituição da data - o massacre do Realengo em 2011 -, o professor deve fazer um trabalho de conscientização e reflexão com os alunos mais velhos.

Mais uma vez, é importante envolver os pais nesse trabalho, com o objetivo de, aos poucos, mudarmos mentalidades.

Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que recorda a ressurreição de Jesus Cristo, que terá morrido crucificado para livrar a humanidade dos pecados.

A origem desta comemoração é judaica. A Páscoa judaica celebra a liberdade do seu povo. 

Assim, Páscoa significa "passagem", em referência à passagem da morte para a vida (morte e ressurreição de Jesus) e à passagem da escravidão para a liberdade do povo judeu.

Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato, 18 de abril

O Dia Nacional do Livro Infantil, conhecido também como Dia de Monteiro Lobato, é uma excelente oportunidade para incentivar a leitura entre as crianças, para que o prazer em ler cresça com elas.

A data recorda o nascimento de Monteiro Lobato, um dos grandes nomes da literatura brasileira.

Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e é o autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que tem como personagens principais Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, além de personagens conhecidos do nosso folclore, como o Saci e a Cuca.

Sugestão de atividade para o Dia Nacional do Livro Infantil e Dia de Monteiro Lobato

Leia histórias ao longo da semana, de Monteiro Lobato e não só. Providenciei um local agradável para que o momento reservado à leitura se torne ainda mais prazeroso. 

Conforme a idade das crianças, o professor pode ler uma história ou pedir que algum aluno leia. Também pode ser proposto que cada um faça a sua leitura individualmente, respeitando, assim, o ritmo de cada um.

Dia do Índio, 19 de abril

O Dia do Índio existe desde 1943, recordando o 1.º Congresso Indigenista Interamericano, que se realizou no México em 19 de abril de 1940.

Esta data não deve ser comemorada sem contexto, porque senão perde o seu valor. A comemoração dessa data tem como objetivo principal salientar a importância dos povos indígenas na formação dos brasileiros e no enriquecimento da nossa cultura.

Tiradentes, 21 de abril

O Dia de Tiradentes propicia um momento para conhecermos melhor a nossa história. 

Conhecido como um herói nacional, Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, porque se envolveu num movimento revolucionário contra a Coroa Portuguesa.

Esse movimento, chamado de Conjuração Mineira, lutava pela emancipação de Minas Gerais, já que grande parte das riquezas das suas minas não ficavam no Brasil.

Aniversário de Brasília, 21 de abril

O Aniversário de Brasília celebra a inauguração da capital do nosso País, evento que data de 1960. 

A cidade de Brasília foi construída do zero e nela se destacam características modernistas. Lúcio Costa foi o urbanista e Oscar Niemeyer foi o arquiteto. 

Brasília é um dos 23 Patrimônios da Humanidade localizados no Brasil, tendo sido o primeiro patrimônio contemporâneo considerado pela Unesco. 

Sugestão de atividade para o Aniversário de Brasília

Conte a história da construção da cidade. Fale também dos principais monumentos de Brasília: Palácio Nereu Ramos (o prédio do Congresso Nacional), Palácio da Alvorada (residência oficial do Presidente da República), Palácio do Planalto, Memorial JK, Ponte JK, Catedral Metropolitana de Brasília.

Na sequência, dê desenhos dos monumentos para as crianças pintarem.

Para alunos de faixas etárias maiores, proponha a elaboração de maquetes. Divida a turma em grupos, deixando cada grupo responsável pela elaboração da maquete de um monumento.

Concluído o trabalho, o professor organiza uma exposição aberta a outras salas em que os alunos estejam presentes para dizer o que aprenderam sobre os monumentos aos colegas visitantes.

Dia do Descobrimento do Brasil, 22 de abril

O Dia do Descobrimento do Brasil é comemorado em 22 de abril recordando a chegada da expedição portuguesa ao Brasil nesse dia, no ano de 1500.

A expedição, comandada por Pedro Álvares Cabral, era composta por 13 embarcações e chegou a Porto Seguro, atualmente cidade do estado da Bahia. Lá, encontraram diversos indígenas que habitavam a região.

Dia da Terra, 22 de abril

O Dia da Terra promove a oportunidade de refletirmos um pouco sobre as necessidades da Terra e a importância de cuidarmos do nosso planeta.

Conscientizando as crianças e jovens sobre essa temática, ajudamos a entender o que cada um de nós pode fazer para cuidar da Terra. Alguns exemplos: poupança de recursos naturais, reciclagem e reutilização de materiais.

Afinal, quanto mais cuidarmos do nosso ambiente, mais saudável ele será e, consequentemente, mais saudáveis nós seremos também.

Dia Nacional da Educação de Surdos, 23 de abril

O Dia Nacional da Educação de Surdos é importante para voltarmos a nossa atenção para a comunidade surda, especialmente para os desafios enfrentados na sua educação e no mercado de trabalho.

A comemoração desta data traz uma boa oportunidade de aprender um pouco sobre Libras, que, desde 2002, foi reconhecida como a língua oficial da comunidade surda no Brasil.

Sugestão de atividade para o Dia Nacional da Educação de Surdos

A escola tem um papel importante na difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Por isso, se o professor não souber, pode convidar alguém que saiba se comunicar em Libras e promover alguns encontros.

Nesses encontros, não só os alunos como o professor também poderão ter a oportunidade de aprender o essencial para ser capaz de se comunicar com pessoas surdas.

Dia Nacional da Família na Escola, 24 de abril

O Dia Nacional da Família na Escola incentiva a participação da família na escola, com o intuito de dar seguimento ao projeto educativo fora do ambiente escolar.

Além de o trabalho se tornar mais consistente, a participação das famílias na vida escolar das suas crianças e jovens promove melhorias no ensino.

Sempre que possível, envolva os pais nas atividades, converse com eles e apele para a sua participação.

Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl, 26 de abril

O Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl recorda o maior acidente nuclear da história, que aconteceu em 26 de abril de 1986 a 130 quilômetros de Kiev, na Ucrânia.

No acidente, 200 toneladas de material radioativo foram liberados na atmosfera, o que causou a contaminação de milhares de pessoas, mortes, impactos ambientais graves e evacuação da cidade, que se tornou um lugar fantasma.

Sugestão de atividade para o Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl

Conte a história do acidente e aproveite para ensinar sobre a Ucrânia. Mostre a sua localização no mapa e saliente que é o segundo maior país da Europa. Fale um pouco sobre os principais acontecimentos na Ucrânia e sobre a sua relação com o Brasil.  

Veja também: