Dia dos Pais

Próximo 13 de Agosto de 2023 (Domingo)

O Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil.

Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas.

Normalmente, neste dia, com presentes, mensagens, beijos e abraços, os filhos e filhas presenteiam seus pais, demonstrando todo o amor que sentem por eles.

Imagem para dia dos pais

Mensagens para o Dia dos Pais

Todos os pais gostam de receber mensagens carinhosas no Dia dos Pais.

E aí? Não vai fazer feio na hora de homenagear o paizão! Aqui vão algumas dicas para te inspirar:

"Parabéns, papai, neste dia tão especial! Obrigado por ser meu exemplo, meu protetor e meu ídolo. Mas, acima de tudo, obrigado por ser meu melhor amigo! Te amo, papai"

"Oi, velho! Parece que hoje é dia dos pais! E parece que hoje é dia de te dar os parabéns! Claro que um filho/a que é o máximo tinha que ter um paizão como você, né? Deve ser genético! Beijão, pai!"

"Paizão, você é o melhor pai do mundo, sabia? Você me enche de orgulho! Você é a minha inspiração! O seu dia não é só hoje. Todo dia é seu dia para mim!"

Leia também: Mensagens do Dia dos pais para emocionar o seu

Dicas de presentes para o Dia dos Pais

Além de um abraço apertado e de passar o dia todo mimando aquele que sempre te mima, você também pode oferecer um presente para seu pai. Confira alguns exemplos:

  • Camisa;
  • Gravata;
  • Cinto;
  • Relógio;
  • Perfume;
  • Camiseta "autografada" por você;
  • Bilhete para ver um jogo do time dele;
  • Camiseta do time dele;
  • Marcador de livros;
  • Peso de papel;
  • Um desenho (feito por você);
  • Uma pintura (também feita por você);
  • Uma caixa com a cerveja preferida dele;
  • Um bom vinho;
  • Um almoço ou jantar no restaurante favorito dele;
  • Bilhete para cinema.

São inúmeras as opções, contudo o mais importante é vocês estarem juntos e se divertirem!

Origem do Dia dos Pais

Existem relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai. Nesse cartão desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

Desde a Roma Antiga, a sociedade prestava homenagem aos pais durante o mês de fevereiro. Entretanto, a tradição restringia-se a honrar os que haviam falecido.

A primeira comemoração de uma data para os pais foi realizada em 5 de julho de 1908. A iniciativa foi da Igreja Metodista em Fairmont, West Virginia, nos Estados Unidos.

Grace Golden Clayton, uma frequentadora da igreja, apoiada por outros membros, sugeriu ao pastor a criação da celebração. A ideia era homenagear os entes queridos que faleceram meses antes na explosão de uma mina em uma cidade vizinha.

Em 1910, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Para isso, foi escolhido o dia de seu aniversário: 19 de junho.

Os americanos se interessaram muito pela data. Não demorou para que a celebração se difundisse por todo o estado de Washington e, logo em seguida, se espalhasse pelo país inteiro.

Por iniciativa do presidente Lyndon Johnson, a partir de 1966, o dia dos pais passou a ser comemorado no terceiro domingo de junho. Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Saiba mais sobre a história do Dia dos Pais.

Dia dos Pais no Brasil

Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal "O Globo", onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.

Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais porque esse era o dia de São Joaquim. O santo foi o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo.

A data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para que os pais pudessem aproveitar o dia com os filhos, pois geralmente a maioria deles tem folga aos fins de semana.

Dia dos Pais nos Estados Unidos e no Mundo

A data da comemoração do Dia dos Pais varia conforme os países. Em cerca de 70 países, incluindo os Estados Unidos, o dia é comemorado no terceiro domingo de junho.

Muitos outros países têm datas fixas para comemorar o dia dos pais por diferentes motivos. Confira a seguir algum deles:

Em Portugal, Itália e Espanha, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março quando a Igreja Católica comemora o dia de São José;

Em Taiwan, comemora-se o Dia dos Pais em 8 de agosto, pois a pronúncia da data no dialeto deles assemelha-se à palavra papai;

Na Tailândia, o Dia dos Pais é realizado em 5 de dezembro, data do aniversário do rei Bhumibol Adulyadej (1927-2016);

Na Rússia, a homenagem aos pais ocorre em 23 de fevereiro, data originalmente reservada ao Dia do Defensor da Pátria local.

Veja também: Dia das Mães

Dia dos Pais
Dia dos Pais

Dia dos Pais nos próximos anos

11 de Agosto de 2024 (Domingo)

10 de Agosto de 2025 (Domingo)

09 de Agosto de 2026 (Domingo)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: