Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia Mundial Sem Carro

Próximo 22 de Setembro de 2018 (Sábado)

O Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de setembro.

A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Os promotores do evento aconselham a população a deixarem os carros e motos em casa e experimentar utilizar, durante o dia 22, meios de transportes alternativos e que não poluam a atmosfera.

As bicicletas são sempre uma das melhores opções para a maioria dos aderentes ao movimento ativista.

Origem do Dia Mundial Sem Carro

O Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias.

Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Europeia da Mobilidade.

Dia Mundial Sem Carro no Brasil

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram "bicicletadas" para celebrar o dia e conscientizar a população.

Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu a Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso critico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 (gás carbônico) liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.

Em 2016, a Semana da Mobilidade acontece entre os dias 17 e 23 de setembro, em várias cidades brasileiras.

Ver também: Dia Nacional do Trânsito.

Dia Mundial Sem Carro
Dia Mundial Sem Carro

Dia Mundial Sem Carro nos próximos anos

22 de Setembro de 2019 (Domingo)

22 de Setembro de 2020 (Terça)

22 de Setembro de 2021 (Quarta)